A Seguros Unimed, que comemora 25 anos neste mês, tem investido pesado em patrocínios, principalmente os esportivos. O foco são ações alinhadas com atributos da marca, como felicidade e segurança. A empresa não revela valores, mas dá uma dica: “Juntando patrocínio e ativação, são vários milhões de reais”, disse Henrique João Dias, superintendente de marketing e CRM da Seguros Unimed.
No meio do ano passado, a empresa fechou patrocínio com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o jogador David Luiz, aproveitando a atenção gerada pela Copa do Mundo. “Na fase de planejamento da campanha, percebemos que o ideal seria ter um jogador para ajudar na comunicação, e o David Luiz era o que melhor se alinhava com a marca”, explicou Dias. A parceria com a CBF ainda rende ações de relacionamento com a distribuição de ingressos para jogos da Seleção.
Outro destaque é o apoio a atletas portadores de deficiência física por meio da parceria com o Instituto Superar, do Rio de Janeiro (RJ), uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) voltada ao desenvolvimento do esporte. “O instituto tem 13 atletas paralímpicos e o apoio é dividido entre três empresas: Unimed do Brasil, Central Nacional Unimed e Seguros Unimed. Estamos bem engajados nesta ação”, falou Dias.
Uma das ações mais recentes, ainda na área de esportes, é manter um camarote de 18 lugares no Allianz Parque, estádio do Palmeiras reinaugurado recentemente, para realizar ações de relacionamento.
A marca apoia alguns circuitos de corrida de rua e, na área da cultura, peças de teatro. “Para o próximo ano, estamos pensando em batizar um teatro com nosso nome”, avisou Dias.
Para comemorar o aniversário, a empresa prevê uma série de ações. A praça Vinicius de Moraes, em São Paulo (SP), que já é patrocinada pela marca, ganhou iluminação especial em 25 árvores. Duas ou três vezes ao ano, a Seguros Unimed realiza treinos de corrida de rua na praça. “A corrida de rua tem tudo a ver com os conceitos da marca. As pessoas têm de usufruir a vida, e a seguradora não pode estar com o cliente apenas na hora do sinistro”, contou o executivo. A marca estuda patrocinar mais um espaço para prática esportiva em 2015. Ainda como parte da festa, a Today criou selo comemorativo da data para ser usado na comunicação.
Campanha em BH
“Tudo pede moderação. Viver, não.” Foi a partir desse conceito que a Lápis Raro desenvolveu a campanha de final de ano da Unimed-BH, que está sendo veiculada desde o início da semana passada.
O filme, produzido pela Coletivo Imaginário e com direção de cena de Pedro Furtado, traz bonitas imagens, com cenas em família, paisagens, trilha sonora bem leve ao fundo, e frases de efeito, seguindo bem o conceito de trabalhos institucionais lançados nesta época do ano.
Já os anúncios impressos, trazem imagens como a de um casal, já de terceira idade, junto ao título: “Dizer eu te amo não causa hipertensão”; de uma menininha, no banho, explicando que “Cantar no chuveiro não provoca alergia”; e uma mãe brincando com sua filha – o título: “Brincar com os filhos não engorda”.
“A abordagem mostra que a empresa se preocupa em desenvolver ações que levem a promoção da saúde, a fim de acompanhar seus clientes em diferentes etapas de suas vidas”, explica Pedro Sampaio, gerente de planejamento da Lápis Raro. A campanha ficará no ar até 15 de janeiro de 2015, e conta ainda com spots de rádio, mídia exterior, mídia online, redes sociais, entre outras ações.