Estudo realizado pela Nielsen sobre o consumidor mostrou que 41% das marcas líderes retraíram o volume de vendas no ano passado – em 2014, esse índice estava em 22%. O “Mudanças no mercado brasileiro – o que você precisa saber sobre o consumidor” revelou ainda que seis das dez principais marcas em diversos segmentos perderam a lealdade. 

Dessa forma, no entanto, houve aquilo que os pesquisadores chamam de trade down, que é a troca por marcas mais baratas. Esse movimento, de acordo com o levantamento feito pela Nielsen, se mostrou cada vez mais forte, impactando diretamente na preferência dos lares. 

De acordo com Lucas Bellacosa, analista de mercado da Nielsen, com um consumidor menos fiel, é imprescindível trabalhar três pilares para reconquistá-lo. “É preciso que haja uma execução correta no ponto de venda, tanto em preço quanto em disponibilidade de produtos, além de focar em inovações que apresentem uma clara relação de custo benefício”, conta. 

O investimento em mídia, claro, é um desses pilares. “É preciso também manter aquecidos os investimentos em mídia, condicionando a lembrança constante e estabelecendo vínculos com o consumidor”, diz. 

Outro dado divulgado pela pesquisa foi que o gerenciamento de estoques tem sido o principal responsável por indisponibilidade de produtos na área de vendas da loja, saindo de um patamar de 3,5% em 2014 para 4,6% em 2015. Além disso, de acordo com o estudo, a execução em loja é tão relevante quanto o investimento em mídia. 

“Não é suficiente construir um plano de mídia efetivo se a execução em loja não acompanhar, o que fica mais crítico em um momento em que o consumidor está mais disposto a trocar de marca”, explica Bellacosa.