Após manter reuniões com o board da Molson no Canadá na semana passada, o executivo Fernando Tigre, presidente da Kaiser, e Marcelo Toledo, novo diretor de marketing da cervejaria, começam a definir os passos que vão monitorar a concorrência para a escolha de nova agência de publicidade. A conta de R$ 180 milhões estava na carteira de clientes da W/Brasil há 10 meses, mas este ano os investimentos foram de cerca de R$ 48 milhões. Fontes com acesso ao processo afirmam que seis agências devem ser convidadas para participar da concorrência. Entre as citadas estão a DPZ, Age, Giovanni,FCB, Publicis Salles Norton e Y&R. Executivos da DPZ, Age e Y&R foram procurados pela reportagem do Propaganda & Marketing, mas não retornaram as ligações até o momento. Um diretor da Giovanni,FCB, disse que a agência não faz comentários sobre o assunto. Uma fonte da Publicis afirma que a agência aguarda convite do anunciante. Sabe-se ainda que a J.Walter Thompson também está tentando aproximação com o anunciante para participar da concorrência. Desse grupo, três já trabalharam para o anunciante em épocas diferentes: a DPZ (na era “Baixinho” e “Dá pra tomar uma Kaiser antes?”), Thompson (relançamento de Bavaria) e Y&R (“Você merece uma Kaiser)”, quando ainda se chamava Bates Brasil). A DPZ, que, de acordo com algumas fontes do mercado, já teria recebido visita dos executivos da Kaiser, tem processo na Justiça contra o anunciante envolvendo o personagem “Baixinho”, criado na década de 80 pela própria DPZ. A Kaiser, também segundo fontes, teria dívida de cerca de R$ 150 milhões e esse montante não é bem visto pelos controladores canadenses. A diretoria da Molson, em fase de fusão com a americana Coors, processo que será definido pelos acionistas no próximo mês de dezembro, vem questionando a performance de mercado da cervejaria brasileira considerada “problemática” e tem deixado de lado os planos de internacionalizar a marca Kaiser. Reportagem da edição desta terça-feira (28) do jornal canadense The Globe and Mail diz que se a fusão entre as cervejarias não for concretizada, uma das prioridades seria colocar a Kaiser à venda. Independente dessa decisão, o board da Molson exige resultados para a melhora da performance da Kaiser até o final de 2004. Se as metas de vendas não forem cumpridas, a cervejaria brasileira será colocada à venda, conforme declarou o presidente da Molson em junho passado.
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