O secretário geral da ONU, o coreano Ban Ki-moon veio ao Cannes Lions pedir ajuda aos principais “mad men” do mundo para ajudar a divulgar os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Pela primeira vez na história foram reunidos no palco do festival Yannick Bolloré, Chairman e Chief Executive Officer, Havas, Michael I. Roth, Chairman e CEO of Interpublic, Sir Martin Sorrell, CEO do WPP, John Wren, CEO do grupo Omnicom e Maurice Levy, CEO do grupo Publicis – no tradicional CANNES DEBATE. A Dentsu também está no projeto mas não pôde comparecer ao debate. Tadashi Ishii, CEO do Dentsu, enviou um vídeo para demonstrar seu apoio.
“Não estou pedindo caridade, pois os nossos objetivos dizem respeito a todos vocês”, disse Ban Ki-moon.
Cada grupo escolheu um tema para explorar mais profundamente em ações diversas que incluem, naturalmente, o envolvimento de seus clientes. A Publicis escolheu Aquecimento Global (Climate change), a IPG questões ligadas à Água ao redor do planeta, a Omnicom escolheu Educação, a Publicis ficou com as questões em torno da Comida (escassez, desperdício etc) e o WPP explorará Diversidade de Gêneros.
Martin Sorrell lembrou que o movimento começou no ano passado com a participação de Al Gore no Cannes Lions e convocou outros grupos de agências para se unirem ao movimento e abraçarem a questão dos refugiados. Contou também que os Young Lions estão envolvidos em desenvolver campanhas sobre cinco dos objetivos sustentáveis e haverá uma premiação específica para eles nesta edição do Cannes Lions.
Sobre a decisão da Inglaterra de deixar a União Européia, Sorrell lamentou o isolamento como uma tragédia.