A seleção brasileira feminina de rugby tem uma nova identidade visual, idealizada por um movimento independente criado pelas próprias atletas.

O lançamento contou com um vídeo-manifesto realizado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) em parceria com as jogadoras e com o apoio do Bradesco, patrocinador-máster da entidade há 11 anos.

O símbolo vai para o novo uniforme oficial e resgata a origem do nome de batismo Yaras, escolhido pelo grupo e que reflete o espírito guerreiro da mulher brasileira.

O tema principal da campanha é a autonomia do grupo. Desde que adotou o apelido de Yaras, no fim de 2013, a seleção feminina atuava com um símbolo masculino no peito, o Tupi. O manifesto escrito pelas próprias atletas – e lido pela ex-atleta olímpica Beatriz Futuro – responde “Por que você luta?”.

Para a CEO da CBRu, Mariana Miné, as Yaras construíram um legado que reúne talento, resistência e superação. “A história da escolha do nome ‘Yaras’, da nova identidade, é uma história de coragem e coletividade das mulheres do rugby brasileiro. Uma história de reconhecimento que não foi pedido, foi conquistado. As atletas criaram um nome, um símbolo que representava o coletivo, um uniforme de forma independente e começaram a vender para trazer receitas ao grupo. Estamos agora dando o destaque para esse processo. Acredito que todos nós temos que reconhecer e honrar esse movimento”, avalia Mariana, primeira mulher a assumir o comando da Confederação.

O processo da definição da nova identidade visual, do manifesto e da música-tema teve construção coletiva. Elenco atual e ex-atletas se reuniram virtualmente para chegar ao conteúdo final. A nova identidade estampa a imagem de uma representante dos povos originários do Brasil, em alusão à personagem Yara. Na mitologia tupi-guarani, ela é filha de Pajé e temida guerreira que, para escapar da morte, se refugiou nos rios amazônicos. É conhecida em partes do país como a “senhora das águas”. Para atletas do passado e do presente, a força do nome Yaras reside no valor à coletividade, traço comum entre a cultura dos povos indígenas e os princípios do rugby. 

Criada pelo designer paulista e jogador de rugby Liam Piacente, a nova identidade visual foi uma encomenda das jogadoras da seleção à CBRu. Também foi necessário utilizar como referência o guia de marcas da CBRu e o símbolo dos Tupis. A ideia é mostrar que não deve existir contraposição entre os dois gêneros dentro e fora do esporte.

O uniforme, com versões nas cores amarela e branco, foi confeccionado pela marca esportiva KickBall, patrocinadora da Confederação Brasileira de Rugby. Com 30 anos de experiência no mercado, sendo 21 no segmento esportivo, a marca mineira é especializada na criação e customização de uniformes

A coleção das Yaras inclui os uniformes de jogo, treino, passeio e do staff, além de peças de comunicação visual. Os produtos estarão disponíveis para venda. Em junho, será lançada uma linha casual junto a um projeto especial voltado ao rugby feminino. As peças serão inspiradas em histórias das atletas e na cultura dos povos originários brasileiros.