Messi, que estará na Copa pela Argentina, é um dos destaque da campanha de Pepsi

 

Nike e Pepsi não patrocinam a Copa do Mundo. Pelo contrário: veem seus principais concorrentes, Adidas e Coca-Cola, como parceiros indissociáveis do torneio organizado pela Fifa. Mesmo assim, as marcas continuam investindo fortemente em futebol, estratégia que mantêm de longa data – especialmente nas datas que precedem o evento.

Patrocinadora de muitos dos principais talentos do futebol mundial, a Pepsi lança nesta quarta-feira (2) sua nova campanha global inspirada no esporte e no Brasil: “Now is what you make it” (“O agora é você quem faz”, em tradução para o português). A estratégia vai ao ar em cerca de 100 países e traz nomes como o do holandês Robin Van Persie, do brasileiro David Luiz, do argentino Sergio Aguero, do espanhol Sergio Ramos e do inglês Jack Wilshare, com destaque para a estrela da marca quando o assunto é futebol: o argentino Lionel Messi.

A campanha tem como peça principal um comercial interativo filmado no Rio de Janeiro, com a canção “Heroes”, da David Bowie, como trilha – gravada pela cantora Janelle Monáe, que também participa do filme. Na peça, o espetador vê um garoto saindo de um campinho de terra, em uma favela, e passando pelas ruas fluminenses – onde, fazendo música com uma baqueta e os elementos que encontra pelo caminho, interage com os craques citados. É possível ainda clicar em partes específicas do filme, tendo contato com novos conteúdos ao final do filme.

#arrisquetudo

Neymar, Cristiano Ronaldo e Rooney em #arrisquetudoConhecida por lançar peças históricas a cada dois anos, precedendo grandes torneios futebolísticos – como a Eurocopa e, claro, a Copa do Mundo –, e aproveitando de seu estrelado elenco de patrocinados, a Nike começou sua campanha este ano inspirada no conceito #arrisquetudo, que permeará a comunicação da marca até o torneio. A campanha está a cargo da Wieden+Kennedy Portland. Nos últimos anos, a marca teve destaque os os filmes “Rala que rola”, de 2008, criado pela 72andSunny, dirigido pelo cineasta Guy Ritchie; com o lendário “Write the future”, pré-Copa de 2010, elaborado pela W+L Amsterdã e vencedor do GP do Cannes Lions 2011; e “Minha hora é agora”, de 2012, desenvolvido pela W+K Londres.

A campanha #arrisquetudo ainda terá seu grande filme, que deve ser apresentado mais próximo do início dos jogos da Copa, com abertura marcada para 15 de junho. Para iniciar a estratégia, porém, a Nike apresentou nesta terça-feira (1º) um comercial que traz o brasileiro Neymar, o inglês Wayne Rooney e o atual melhor jogador do mundo, o português Cristiano Ronaldo, como protagonistas.

Na peça, os três aparecem em situações diferentes, mas todas que geram enorme pressão em relação às responsabilidades que cada um deles tem diante da liderança que exercem em suas seleções. Cristiano aparece andando pelas ruas de Lisboa, primeiro sozinho e pensativo e, em seguida, rodeado por centenas de torcedores que querem ter contato com o ídolo. Já Rooney é cercado por repórteres e cobrado pela imprensa britânica por nunca ter marcado um gol pela seleção em mundiais. Por fim, Neymar observa o clima de festa nas ruas pela janela do ônibus da seleção, enquanto narrações e imagens remetem à responsabilidade do craque em ter assumido a camisa 10 amarela, que já foi de Pelé.

Ao fim, os atletas parecem utilizar essa pressão como incentivo para ir mais longe. A ideia central é mostrar que apenas arriscando tudo é possível ter êxito absoluto. A campanha ganhará amplo desdobramento no ambiente online, convidando os fãs da marca a gravarem vídeos “arriscando tudo” e publicarem nas redes sociais utilizando a hashtag que dá nome à estratégia.