O Dia Mundial do Rock está chegando. No próximo sábado, os toca-discos (ou playlists de Spotify?) terão clássicos de Ozzy Osbourne, Led Zeppelin, AC/DC, Iron Maiden, Elvis Presley, Jimi Hendrix, entre outros.
Para celebrar a data, PROPMARK segue com sua série de como o ritmo dialoga com a propaganda. O rock é tão poderoso que já foi protagonista (ou dividiu o protagonismo) de diversas campanhas publicitárias. Confira cinco delas:
Kiss FM – Endorcismo
Campanha criada pela AlmapBBDO para a Kiss FM que destaca a ligação da rádio e sua lealdade com o rock. O filme mostra um endorcismo, o contrário do exorcismo, em que um roqueiro tenta devolver o espírito do rock a um jovem que está sendo atraído por ritmos como axé e funk. Veja a batalha:
Skol – Velhinhos
Um clássico de 1998 criado pela F/Nazca para a Skol. O filme divulga um festival marcante dos anos 90, o Skol Rock.
89 FM – Boca
Outro clássico dos tempos áureos da 89 FM, a rádio rock brasileira mais famosa dos anos 90. O filme é um derivado de uma campanha que teve versões em diversos países, com rádios diferentes. O filme original é dos anos 70 e foi feito para a 2SM Radio.
Original:
Philco – Formiguinhas
Outra criação da F/Nazca, dessa vez para a Philco. O filme utiliza o humor para vender um aparelho de som que, na verdade, era “um tapa na orelha”.
Folha de S. Paulo – Mosca
O que seria de uma lista de campanhas brasileiras marcantes com o rock como protagonista sem a presença de Raul Seixas? O filme abaixo, criado em 2009, foi um dos primeiros comerciais da Africa para a Folha de S. Paulo. Dirigido por Fernando Meirelles e Paulo Caruso, o vídeo mostra colunistas do jornal, incluindo José Simão, o saudoso Clóvis Rossi, Barbara Gancia e Ruy Castro, cantando trechos de “Mosca na Sopa”, de Raul Seixas.