Luiz Lara, da Lew’Lara\TBWA, é um dos palestrantes do evento

Nos últimos anos, com o crescimento do digital como mídia, muito se falou sobre os desafios do meio impresso para continuar se mantendo. Apesar da queda de circulação e receita de boa parte dos jornais e revistas, uma coisa é certa: nunca se teve tanta certeza da importância do print no processo de construção das marcas. Enquanto os veículos impressos vão encontrando novos caminhos para agregar receitas, vindas inclusive de assinaturas online, o tempo mostra que essa tradicional mídia vai coexistir com o digital e se firmar como referência para marcas quando precisam se posicionar sobre determinados temas, em que o assunto é ‘sério’.

Um exemplo disso é a utilização crescente dos jornais impressos por bigtechs como o Facebook e o Google, que frequentemente anunciam nas páginas de veículos, tanto nacionais como internacionais. Para tratar disso e muito mais, está programado para quinta-feira (10), a partir das 10h, o seminário The Power of Print 2020, uma realização da Two Sides e do PROPMARK.

Com realização online, o evento contará com a presença de palestrantes nacionais e internacional. A abertura ficará por conta de Fabio Arruda Mortara, country manager da Two Sides Brasil e América Latina, organização global sem fins lucrativos que propaga o uso responsável da impressão e do papel. O executivo lembra que há muitos mitos e inverdades sobre a impressão de papel, ainda associada ao derrubamento de árvores. Há pelo menos 50 anos a melhor forma de obter celulose é com florestas plantadas para essa finalidade. Hoje, além de uma pequena quantidade feita de reciclagem, a maior parte da produção de papel e celulose vem de áreas reflorestadas.

“Temos duas vertentes, sendo que a primeira é combater o greenwashing. Há empresas do porte da Starbucks e American Express que se baseiam nos conteúdos enviados pela Two Sides. Procuramos esclarecer que o papel faz muito bem para o meio ambiente, pois quanto mais papel for usado mais árvores serão plantadas. Outra frente é mostrar, por meio de estudos, que o impresso é um instrumento de aprendizado imbatível. Pesquisas mostram que o que as pessoas leem no impresso tem uma retenção maior”, destaca Mortara.

Ulbe Julluma, diretor da Print Power Europe, fará apresentação

O seminário internacional The Power Of Print 2020 tem como tema principal a Construção de marcas: O Papel da Comunicação Impressa e contará com a participação de profissionais renomados do mercado publicitário. Os palestrantes são: Ulbe Julluma, diretor da Print Power Europe, estrategista de campanhas e propagador da mídia impressa; Otávio Dias, fundador e presidente da Agência Repense; Felipe Ramirez Lakhovsky, consultor de marketing e marcas e ex-diretor de inovação da Kantar Insigths; e Luiz Lara, sócio-fundador da Lew’Lara\TBWA e chairman do Grupo TBWA no Brasil.

Os profissionais apresentarão cases que demonstram como a comunicação impressa é eficaz nas estratégias de construção de marcas e como as campanhas de comunicação impressa podem ser inovadoras. A moderação será feita por Jane de Freitas, head de marketing institucional e relacionamento estratégico da ESPM.

“Será uma ótima oportunidade para reconhecermos a importância e a necessidade da comunicação impressa para o marketing de produtos e institucional. Os mais importantes publicitários do mundo não dispensam a mídia impressa nas suas campanhas”, afirma Mortara.

O The Power Of Print 2020 tem o patrocínio da Fedrigoni e da Gráfica Revelação, e conta com o apoio institucional da ABA, Abap, Abemd, ABTG, Ampro, Abigraf, Abro, Adepa (Argentina), Ami (Colômbia), Aner, ANJ, APP, ESPM, Fenapro e Popai.

O seminário tem como público-alvo os profissionais de planejamento, atendimento, mídia, criação e marketing, além de designers, anunciantes, estudantes e jornalistas, e as inscrições devem ser realizadas no link https://apseventos.com.br/pop/. Parte da receita será doada à biblioteca do Instituto Pró-Saber SP, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, com a missão de contribuir para a desigualdade por meio da defesa e garantia do direito de toda criança ler e brincar.