Um seminário realizado no auditório do Rio Data Centro na PUC RJ, nesta quarta-feira (26), fez parte das comemorações do centenário de David Ogilvy na universidade. As atividades começaram no dia 24 e incluíram exposições, vídeos, jogos interativos, instalações criadas pelos alunos da PUC e o lançamento do livro “Ogilvy: A origem da publicidade moderna”, de João Renha.

O seminário contou com a presença de representantes da Ogilvy, bem como de Coca-Cola, Rede Globo e da própria universidade. Gian Martinez, ex-aluno da PUC e content & assets excellence da Coca-Cola, cliente da Ogilvy, disse que há algo em comum entre sua empresa e David Ogilvy: a capacidade de entender o que consumidor quer. “Temos que chegar ao ponto de criar uma relação emocional com o cliente, que o faça dizer que ama o nosso produto”, afirmou Martinez.

Anselmo Ramos, vice presidente nacional de criação Ogilvy & Mather Brasil; e Gastón Bigio, diretor criativo regional da Ogilvy & Mather para a América Latina, abordaram a filosofia de David. “David acreditava na persistência, na coragem e na eterna busca da perfeição e repudiava a mediocridade”, disse Bigio. Pautados no tema “Divine discontent”, a dupla aconselhou aos alunos sempre buscar o melhor. “É a busca interna da infelicidade. Não basta ser bom, tem que ser muito, muito bom”, afirmou Ramos que, junto com Bigio, revelou os nove hábitos deixados como legado por Ogilvy na agência: Coragem, idealismo, curiosidade, desdém pela mediocridade, espírito brincalhão, honestidade total, intuição, espirito livre e persistência. “A coragem é importante para se começar qualquer coisa na vida. Nunca pense em menos, sempre em mais”, disse Bigio.

Após as apresentações foi realizado um quiz com perguntas improvisadas por Luiz Cama, vice-presidente corporativo da Ogivy e, como prêmio, foram distribuídas sacolas com cervejas produzidas por integrantes da própria Ogilvy com os dizeres “Being more David”, frase que traduz o atual posicionamento da agência.

por Bianca Montarroyos