O diretor regional da Globo em Minas, Marcelo Matte, o diretor regional do SENAI, Cláudio Marcassa, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, Olavo Machado Junior, assinaram um Termo de Cooperação para implantação da TV digital. Os diretores da Globo André Dias, de Projetos Especiais; Marcelo Ligere, de Negócios; Frederico Pereira, de Tecnologia Regional; e a gerente de Capital Humano, Renata Horta, também participaram da cerimônia.
O termo prevê diversas ações para divulgação, mobilização social e qualificação profissional, como o curso ‘Antenista de TV Aberta Digital’. Com carga horária de 20 horas, o curso tem aulas práticas e teóricas sobre fundamentos de telecomunicações, infraestrutura, modelos de instalação individual e coletiva, e noções de segurança para trabalhos em altura e serviços com eletricidade. As aulas já começaram na unidade do bairro Horto do SENAI, e o curso despertou muito interesse. Até julho, o SENAI e a Globo em Minas preveem a formação de cinco mil multiplicadores da TV digital.
O sinal analógico de televisão será desligado em 26 de julho de 2017 na região metropolitana de Belo Horizonte, onde a Globo já é digital em mais de 30 cidades.