Ayrton Senna é o nome que aparece em primeiro lugar na segunda edição da pesquisa “Imagem no esporte”. O estudo realizado pela Brunoro Sport and Business (BSB) e PD Gestão de Imagem e Carreira, em parceria com a Revista Época Negócios, identificou os esportistas com melhores atributos de marca e imagem. Depois de Senna, aparecem Bolt e Ronaldo. “O resultado mostrando Ayrton Senna como vencedor chama atenção porque mesmo 20 anos após sua morte ainda é bastante lembrado”, comenta Geraldo Campestrini, diretor de Business Inteligence da BSB. “Podemos perceber que, no Brasil, é demorada a consolidação de um novo grande ídolo no esporte. Há ídolos efêmeros por uma conquista pontual, mas que não se consolidam como Ayrton Senna”, acrescenta. Segundo ele, a pesquisa mostra também carência de representantes do futebol brasileiro e de atletas ainda em atividade.
No estudo, apenas Cesar Cielo como atleta na ativa aparece entre os 10 melhores colocados no ranking, dividindo espaço com ex-jogadores como Ronaldo, Gustavo Kuerten e Oscar Schmidt. Personalidades estrangeiras como Roger Federer, Usain Bolt, Lionel Messi e David Beckham, além do treinador Bernardinho, também figuram na lista dos mais bem pontuados. Entre as mulheres, o destaque ficou com a bicampeã olímpica do vôlei Sheilla Castro.
O resultado da pesquisa, segundo Campestrini, ajuda as empresas a definirem melhor suas estratégias voltadas ao esporte, quando contratam atletas para endossar suas campanhas e marcas. “Cada atleta transmite atributos diferentes, por isso é bom buscar a identificação”, comenta, acrescentando: “Também serve como estímulo para esportistas fazerem um planejamento de carreira. Apesar do futebol ser o esporte com maior visibilidade, a baixa presença de representantes da modalidade futebol nos resultados da pesquisa é um indicador da necessidade de se trabalhar melhor a imagem dos atletas, não se restringindo apenas às conquistas em campo”.
Para ele, a construção de ídolos e de marcas de valor não se faz apenas com vitórias ou com títulos. “É importante fazer um gerenciamento da imagem do esportista como personalidade, levando em conta dentro e fora das quadras”. Futebol é o esporte com que os entrevistados mais têm afinidade, quase 50%. Depois vem o vôlei (14,5%), seguido do tênis (4,8%), natação (3,8%) e basquete (3,6%). De acordo com Marcelo Doria, presidente da BSB, apesar dos jogadores de futebol predominarem em campanhas e ações no mercado nacional, as personalidades olímpicas apresentam percepção muito positiva junto ao público e são pouco exploradas. Para Doria, isso é uma oportunidade.
O formato da pesquisa avaliou seis atributos: vitória, carisma, credibilidade, beleza, superação e ética. Na categoria Carismático, os vencedores foram Bolt, Neymar e Gustavo Kuerten. Em Credibilidade, em primeiro lugar vem Bernardinho, seguido de Lionel Messi e Roger Federer. Em Beleza e Apresentação, o primeiro lugar ficou com David Beckham, seguido de Maria Sharapova e Cristiano Ronaldo. Em Superação, o destaque foi para Ronaldo, depois Daniel Dias e Senna. Em Ética, figura novamente Senna, Roger Federer e Kaká. O estudo contou com a participação de mais de mil pessoas que votaram através do portal do veículo.