Idealizado por Ayrton Senna em 1994, dois meses antes de sua morte, o personagem infantil Senninha tornou-se, ao longo dos anos, um porta-voz de valores do piloto, como amizade, superação, garra e determinação. Agora, 22 anos depois de ter sido criado, o pequeno piloto, que representa um garotinho de 6 anos de idade, ganha novo fôlego e anuncia uma série de parcerias para propagar os conceitos difundidos por Senna.
Entre as principais novidades anunciadas por Viviane Senna, fundadora e presidente do Instituto Ayrton Senna, e Mauro Ratto, gerente executivo do Núcleo Senninha do Instituto, durante evento realizado em São Paulo nesta terça-feira (31), está uma parceria inédita com a produtora Endemol Shine Brasil – responsável por realities de sucesso como Big Brother e MasterChef -, que levará o personagem em formato de desenho animado para outros países.
A ideia, segundo Juliana Algañaraz, diretora geral da Endemol no Brasil, é manter as características do personagem, dando apenas um upgrade em sua imagem e animação, e produzir uma série com 26 episódios de 11 minutos cada. “As crianças ficaram exigentes”, explica a diretora da produtora responsável, entre outros desenhos de sucesso mundial, por Charlie e Lola e Bananas de Pijamas.
A executiva conta, ainda, que o projeto já foi apresentado em outros países e muito bem aceito, já que Ayrton Senna é conhecido mundialmente. “E nós temos a missão de achar produtos que possam viajar o mundo”, destaca.
Além da parceria com a Endemol, o personagem já está na televisão com a animação Zupt! Com Senninha, que reúne 13 episódios de um minuto de duração cada, distribuídos nos canais Discovery Kids e TV Cultura.
O personagem Senninha segue ainda com o plano de licenciamento para produtos de diversos segmentos, tendo como público alvo crianças de 3 a 6 anos de idade. Viviane Senna destaca que parte dos royalties do personagem é revertida para o Instituto Ayrton Senna, que anualmente beneficia mais de 1,8 milhões de alunos da rede pública de todo o Brasil.
“O Senninha é muito mais que um personagem engraçado: a criança se diverte e, ao mesmo tempo, vai absorvendo um conjunto de valores. Pouco antes do acidente, o Ayrton queria fazer algo para ajudar as crianças brasileiras, e foi assim que surgiu o Senninha. Hoje, quem licencia o produto com essa marca, está dando a oportunidade para várias crianças se desenvolverem, um ciclo onde todos ganham”, destacou Viviane.