O Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado de São Paulo (Sepex SP) está rebatendo as críticas sobre a utilização de outdoors pela Prefeitura de São Paulo na Rodovia Ayrton Senna, em Guarulhos, que divulgam o Programa Cidade Linda, adotado pelo prefeito João Dória. As reportagens nos jornais criticaram a iniciativa do prefeito, citando argumentos de urbanistas que mencionaram “estranheza” e “atraso” na ação que procura incentivar e informar visitantes sobre o projeto que vem sendo implementado na capital paulista.
Para o presidente do Sepex-SP, EPEX-SP, Luiz Fernando Rodovalho, os urbanistas não apresentaram nenhuma fundamentação e argumentação coerente para a posição que defendem, deixando de avaliar que cidades com o mesmo perfil de São Paulo, realizam constantemente campanhas publicitárias convidando turistas para visitação, movimentando a economia local. “Se mantivermos o raciocínio de um deles, comentando que o município de ‘Guarulhos está atrasado no sentido de permitir propagandas em outdoor, e o prefeito de São Paulo não deveria incentivar isso’, cidades como Nova York, Tóquio, Barcelona, e tantas outras famosas, também seriam centros ‘atrasados’ já que contam com a veiculação de publicidade em peças de mídia exterior de vários tipos. E quem as conhece sabe o quanto essas metrópoles se valem da mídia exterior (outdoors, painéis, mobiliário urbano etc), para atraírem visitantes do mundo todo, gerando mais negócios para sua economia.”
Rodovalho diz que “quando nosso prefeito, com um perfil de gestor moderno, inicia um imenso trabalho de melhoria da cidade em vários aspectos, pode-se ouvir novamente as vozes do passado, reclamando e usando os mesmos argumentos desgastados, clamando por uma manutenção ‘menos poluída e mais pensada’ do ambiente urbano. A pergunta que fazemos é: o que esses mesmos ‘especialistas’ fizeram pela cidade nos últimos anos? Que contribuição deram ao nosso município para tornar a cidade mais limpa e mais linda como pretende o nosso atual prefeito? Argumentos sem sentido, baseados em ideias petrificadas não merecem avaliação ou consideração. Deixem que o nosso prefeito anuncie sim que teremos uma cidade linda para todos e não uma cidade limpa para poucos”, conclui o presidente do Sepex-SP.