Projeto desenvolvido em parceria com CNPq, Fapesp e Cognitive utiliza inteligência artificial para prever a eficácia de postagens das marcas

Os conteúdos criados por Burger King, McDonald’s e Cacau Show no Instagram alcançaram a melhor interação entre os 43.975 posts de 28 empresas do segmento de food service analisados na pesquisa de marketing science “Será o fim das campanhas sem resultados”.

O levantamento utilizou inteligência artificial para criar modelos capazes de prever o engajamento das publicações, otimizando decisões criativas e de investimento em campanhas.

Fitness, eventos, edição limitada, delivery, novidade, duelo, embaixadores, segurança e promoções são os temas com maior potencial de interação do setor, identificados por meio da análise de frequência de palavras.

Claudio Oliveira é coordenador da pesquisa e professor de marketing science da ESPM (Divulgação)

Realizado pelo curso de administração da ESPM por meio do Núcleo de Marketing (Numa), o estudo patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) faz parte do projeto Simulacom, que ainda conta com o apoio da consultoria Cognitive Inteligência de Marketing.

Além do segmento de alimentação, já foram lançados simuladores para os mercados de bancos e de música, que podem ser encontrados no site Simuladores de Comunicação. A previsão é lançar mais três linhas de testes até o fim do ano.

“A inteligência artificial é imprescindível num cenário em que a mídia é cada vez mais fragmentada, pois o número de combinações de meios, conteúdos e targets é cada vez mais alto, e apenas com inteligência artificial é possível prever o retorno dessas campanhas fragmentadas”, explica Claudio Oliveira, coordenador da pesquisa e professor de marketing science da ESPM. Mas ainda falta maturidade no entendimento da tecnologia para medir resultados.

Leia a íntegra da matéria na edição impressa de 25 de agosto.