Um dos principais talentos da publicidade brasileira, Sérgio “Arapuã” de Andrade faleceu na tarde desta sexta-feira (2), na cidade de São Paulo. Ele foi da equipe de criação da Almap sob a liderança de Alex Periscinotto. É responsável pelo desenvolvimento de uma das principais campanhas da cerveja Antarctica do mercado brasileiro: “Nós viemos aqui para beber ou conversar?”, que teve entre seus personagens o cantor e compositor Adoniram Barbosa. Ele também ajudou na construção da campanha “Boko Moko”, para o Guaraná Antarctica.

Periscinotto, que define o criativo “como um do melhores de todos os tempos da propaganda brasileira”, lembra de uma campanha para Danone na qual o personagem falava geladeira com sotaque francês (geladêrra). “O erro foi o diferencial do trabalho”, relembra Periscinotto

Sérgio de Andrade, o Arapuá, foi jornalista, publicitário e especialista em marketing político. Nasceu em São Paulo, em 1928. Dos anos 50 aos 70, escreveu a coluna Ora Bolas, no Diário da Noite e na Última Hora. Como publicitário, conquistou mais de 150 prêmios nacionais e internacionais. Foi colunista do propmark durante 10 anos.

Atuou nas campanhas de Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, José Serra e Nelson Marchezan, entre outros. Já publicou “Ora Bolas” (1963), “Como ganhar eleições usando Rádio e TV” (1996) e O Futebol dos Imbecis e Os Imbecis do Futebol (2002).