Livro tem a seleção brasileira como tema

Imagens históricas da seleção brasileira em edição bilíngue apresentadas numa criativa cronologia formam o livro “The Yellow Book – Seleção: um século de religião”, que leva a assinatura visual de Sergio Gordilho, copresidente e diretor-geral de criação da Africa. Irreverente, o livro aborda o centenário da maior paixão do brasileiro relacionando-a com a criação do mundo e outros preceitos religiosos.

Se no primeiro dia Deus criou o céu e a terra, o livro traz o surgimento da bola. Os 10 mandamentos são as leis para não pecar contra a seleção, como, por exemplo, “Amai-vos uns aos outros e compadecei-vos dos argentinos”. Conceitos como manto sagrado, inferno, cânticos, milagres e deuses foram relacionados, respectivamente, à camisa da seleção, às derrotas, aos hinos futebolísticos, às vitórias improváveis, aos jogadores semideuses.

O projeto é de Gordilho e Pedro Sirotsky, CEO da Toriba Editora, especializada em livros exclusivos e de projetos gráficos mais sofisticados. Com a chancela oficial da CBF e edição de textos de Zé Dassilva, “The Yellow Book” será distribuído na concentração da seleção brasileira e vendido em pontos oficiais da Fifa. O preço é R$ 160. A ideia é, em breve, lançar uma versão ampliada, que incluirá a experiência da Copa do Mundo Fifa 2014. “O novo projeto custará 20 vezes mais, será algo bem maior, buscando ainda mais o mercado internacional”, revela Gordilho.

Esta não é a primeira colaboração de Gordilho com a editora. Ele também participou do livro “1283”, sobre Pelé, e enxerga na parceria com Sirotsky inúmeras possibilidades. O criativo confessa vê na edição de livros o seu “plano b”, para além da publicidade. Ele é um grande colecionador de livros e almeja um dia ter sua própria editora. “O Sirotsky é um craque, e tenho aprendido muito com ele. Acredito que há grandes oportunidades para esse nicho de livros especiais, especialmente sobre temas brasileiros, tão ricos e ao mesmo tempo pouco explorados”, diz Gordilho.

Ele acredita ter contribuído para o novo projeto com seu olhar publicitário, embalando-o com visão mais mercadológica a partir de uma linguagem única e muito atrativa. “Livros viram experiência e arte, proporcionam experiências únicas. São ferramentas de marketing tão interessantes como minisséries, filmes, documentários”, garante.