O uruguaio Jorge Drexler é um dos participantes do projetoFruto da parceria entre Embratur, Neogama/BBH e a agência de advertainment beGiant, o projeto “Encontros no Brasil” vai ao ar, a partir do início de maio, no canal pago HBO. A iniciativa promove a vinda ao país de artistas da música latino-americana, como o uruguaio Jorge Drexler, vencedor do Oscar 2005 de melhor canção original, e a cantora chilena Francisca Valenzuela. A ideia é promover o turismo e a cultura local, em especial aquilo que se refere às 12 cidades-sede da Copa do Mundo, onde serão gravados videoclipes e a série para TV com os bastidores da viagem de todos os convidados. O conteúdo será dividido em 12 episódios de 30 minutos cada.

“Neste período, essas cidades serão a porta de entrada para se experienciar todo o país. Nossa diversidade natural e cultural, hospitalidade, alegria, exuberância, modernidade e competência estarão presentes neste novo projeto, mostrando o quanto o Brasil é sensacional”, afirma Walter Vasconcelos, diretor de marketing da Embratur. Além de Drexler e Francisca, integram o time de artistas o cantor argentino Kevin Johansen, a mexicana Natalia Lafourcade, a colombiana Andrea Echeverri e a dupla peruana Alejandro y Maria Laura. Cada convidado participa de dois episódios: no primeiro, grava um clipe em paisagens brasileiras; no segundo, vivencia experiências turísticas. As canções, inspiradas no Brasil, são inéditas e foram compostas especialmente para a ação.

Na HBO, a série integrará a cota de produções nacionais. Os programas também serão exibidos em países da América do Sul e Central e em parte do Caribe. “É a primeira vez que um projeto de branded content brasileiro tem exibição de blockbuster. Em vez de 30 segundos de comercial, são seis horas de programação inédita, além de reprises, em todo o continente americano”, diz Felipe Barahona, CEO da beGiant.

Para dar início à série, Jorge Drexler já gravou sua participação com a música “Desde el dia en que Brasil me abrió sus brazos”, inspirada na receptividade do povo brasileiro. O clipe foi filmado em São Paulo, em locais como a Pinacoteca do Estado e o Parque Ibirapuera. O cantor também visitou Fortaleza e Jericoacoara, no Ceará. “Ele ficou tão satisfeito com o resultado que queria incluir a música em seu novo álbum, que será lançado nos próximos dias. Como a canção precisa ser inédita para o programa, a faixa deve entrar, futuramente, em outro disco”, conta Guga Lemes, CCO da beGiant.

O “Encontros no Brasil” ainda contará com posts nas redes sociais e 12 diários multimídia de viagem, com vídeos de um minuto protagonizados pelos músicos. O projeto tem curadoria de João Marcelo Bôscoli e Paulinho Moska como anfitrião. Coprodução da beGiant com a Santa Rita Filmes, a iniciativa, apesar de ter como cenário as cidades onde serão realizadas as partidas do Mundial, não terá o futebol como pauta.