Não é de hoje que a TV por assinatura vem ganhado destaque entre os brasileiros. Com a ascensão da chamada classe C, há cinco anos, o mercado aqueceu e os canais se adaptaram aos novos consumidores. A FOX Networks Group Brasil é um exemplo. Sérgio Domanico, VP de marketing da emissora, destaca a programação do canal, que exibe séries consagradas, como The Walking Dead e Os Simpsons.
“Outro ponto que vale ressaltar é o crescimento do FOX Sports, com exibição de eventos de classe mundial como Olimpíadas, campeonatos europeus e Copa Libertadores, além dos programas jornalísticos que mostram opiniões embasadas apresentadas ao público de um jeito bem-humorado, inovador e diferenciado”, disse.
Em relação ao ano de 2016, Domanico o classifica como excelente para a emissora. “Mesmo em um ano desafiador como este, continuamos crescendo em faturamento em relação a 2015”, afirmou. “Por meio de um melhor investimento de mídia off e online nossas marcas estão melhorando seus índices de conhecimento e aprovação pelos consumidores”, completou.
Ainda em relação à FOX, na semana passada, o grupo promoveu em São Paulo o evento Foxperience, com uma série de convidados e temas debatidos. A empresa, que vem investindo bastante em canais esportivos, apresentou uma pesquisa mostrando que os brasileiros são muito conectados aos esportes, sendo 43% do público feminino e 57% masculino. A FOX traçou ainda três perfis dessa área: o consumidor couch fan, wathc and play e all in. Esse e outros estudos da emissora visam traçar um perfil de consumidor a partir de estudos que envolvem neurociência e, assim, levar ao anunciante maior taxa de assertividade.
Agilidade
Para a GloboNews, o ano tem sido muito bom. Eugenia Moreyra, diretora da emissora, disse que 2016 foi um ano de consolidação. “Consolidamos nossas coberturas com um modelo de captação mais ágil. Nenhum repórter nosso sai sem celular. Os atentados na França, as manifestações, por exemplo, foram coberturas inteiras nesse formatos, com celular”, exemplificou.
E tudo isso, ainda de acordo com a executiva da GloboNews, deve-se à filosofia da empresa, que é de estar ao vivo no local da notícia. “Nossa meta é ficar direto ao vivo e levar a cobertura em tempo real para o telespectador, em qualquer plataforma”, contou.
O esporte também é um segmento que atrai a atenção dos telespectadores. Bianca Maksud, diretora de marketing e produtos dos canais esportivos da Globosat, afirmou que a paixão pelo esporte é o elemento que mais aproxima a Sportv do telespectador.
A executiva ainda falou sobre uma área de inteligência, que é focada no consumidor de esportes. “Temos a preocupação em levar as maiores competições nacionais e internacionais – incluindo Brasileirão, campeonatos estaduais, Libertadores, NBA, Fórmula 1 e Liga Mundial de Vôlei – para o assinante onde ele quiser, seja na TV ou nas plataformas digitais que também oferecemos”.