O site da Adlatina publicou, na segunda-feira (12), informações sobre uma pesquisa conduzida pelo Grupo Consultores sobre o mercado publicitário no Brasil. A pesquisa, destinada a analisar as tendências e a reputação das agências no País, constatou que o fator determinante para a seleção de uma agência por um anunciante é que ela não trabalhe para nenhum outro cliente que se dedique ao mesmo setor, ou seja, concorrente direto. Em segundo lugar, apareceram a criatividade e a transparência na remuneração.
A investigação também concluiu que, no Brasil, a duração da relação agência-anunciante é de 4,6 anos em média, enquanto que nos EUA é de 6,5, na Europa 6,4, na Espanha 4,9 e na China 2,8 anos em média. Ainda segundo a pesquisa, Marcello Serpa, Washington Olivetto e Nizan Guanaes são os profissionais mais populares entre os anunciantes e as campanhas mais admiradas foram a do Banco Itaú, Skol, Havaianas e Fiat. “É curioso que, nos diferentes mercados analizados, o serviço é um dos pontos-chaves na duração da relação entre anunciante e agência, superando por varios pontos a criatividade”, afirmou César Vacchiano, vice-presidente executivo do Grupo Consultores. O Grupo Consultores realizou 80% da pesquisa em São Paulo e 19% no resto do Brasil. A pesquisa ouviu diretamente diretores e gerentes de marketing em 278 empresas anunciantes, durante quatro meses.