O usuário hoje é multicanal. Consumidor voraz de mídia, ele usa simultaneamente diversos meios, como TV, laptop, smartphone e tablet, uma realidade já conhecida do mercado publicitário.
O que chama atenção é que poucas campanhas são de fato multicanais. Isso pode prejudicar a eficácia de muitas estratégias de comunicação, especialmente as que precisam dialogar com o consumidor conectado.
Nesse contexto, o vídeo online ocupa um papel central em função de seu alcance, adequação a diferentes meios e a possibilidade de interação entre marca e consumidores.
Segundo pesquisa da Distilled divulgada neste ano, o mercado global de vídeos online deve movimentar US$ 25 bilhões até 2020. O mesmo estudo indica que 80% dos lares americanos já possuem alguma alternativa à televisão por meio de dispositivos conectados.
No Brasil, de acordo com a comScore, o país já possui mais de 64 milhões de unique viewers.
Confira abaixo alguns de seus diferenciais e também dicas úteis para conquistar a atenção do usuário:
1 – Ele amplia a distribuição e a cobertura e possibilita a segmentação e a entrega de métricas precisas.
2 – Orçamento é outro aspecto favorável. Muitos anunciantes não têm condições de veicular filmes na TV aberta.
3 – Para pequenos anunciantes, surge como uma alternativa qualificada e até superior, pois permite a interação com o consumidor.
4 – Com o vídeo online, o anunciante pode chegar ao consumidor onde, quando e da maneira que o usuário quiser. Pode também criar estratégias interativas e engajar sua audiência.
5 – Alguns cuidados devem ser observados. O primeiro deles está na criação. Não basta simplesmente reeditar o comercial da TV. Pensar a peça, já na concepção, como um instrumento que vai para a TV e continua na internet, pode trazer excelentes resultados.
6 – O vídeo na internet precisa fisgar o usuário em seus quatro primeiros segundos – caso contrário, ele clica “skip” e não vê o comercial.
7 – Ferramentas que filtram o vídeo a partir de alguns critérios, como o demográfico e comportamental, são aliadas e permitem alinhar os comerciais ao conteúdo do vídeo no qual a publicidade está inserida.
A nova realidade do mercado de mídia e do comportamento do consumidor tornou mais complexo o trabalho das agências. Mas deixou o ambiente mais desafiador ao ampliar as possibilidades de estreitar laços e engajar o consumidor.
*Diretor de publicidade da SambaAds