O imbróglio envolvendo Cris Duclos e o Grupo Telefônica foi o fato corporativo  negativo do ano. Jurada da competição Creative Effectiveness, ela foi afastada da posição de diretora de imagem e comunicação da marca Vivo antes de o Cannes Lions 2016 começar. O seu desligamento foi acompanhado de uma onda de especulações com acusações de atividades irregulares em contratos da área de marketing do anunciante atendido pela  Y&R, DPZ&T e Africa. As agências assinaram documento conjunto no qual se descolam do problema. No dia 13 de setembro, Cris ingressou com um processo contra a empresa na 33ª Vara de Trabalho, em São Paulo, e conseguiu a reintegração do seu emprego e a abertura de uma sindicância para identificar as prováveis irregularidades, ainda em andamento. Em outubro, a Telefônica anunciou que Amos Genish deixaria a presidência da empresa. Seu sucessor é Eduardo Navarro, que assume em janeiro.

Longo Prazo
As produtoras manifestaram no dia 2 de setembro descontentamento com os prazos de pagamento dos seus serviços. Paulo Schmidt, presidente da Apro (Associação Brasileira de Obras de Audiovisual), afirmou que anunciantes protelam a quitação por até 210 dias. Situação atrapalha finanças do setor.

Intolerância
A agência nova/sb divulgou a pesquisa Intolerâncias visíveis e invisíveis no mundo digital, publicada na edição de 5 de setembro, que analisou mais de 393 mil posts nas redes sociais. A constação é que o ato de “trollar” se transformou em algo comum ultrapassando o limite da livre expressão.

Rádio digital
Especial do PROPMARK sobre o meio rádio publicado no dia 5 de setembro destacou sua capacidade de mobilidade na era digital. Pesquisa do Kantar Ibope Media mostrou que apenas no 1º semestre o investimento no meio chegou a R$ 2,3 bi. A metodologia do instituto passou a contemplar o online.

Fórum de Marketing
A 7ª edição do Fórum de Marketing, organização da Editora Referência em parceria com o Lide, destacou com o prêmio Ícones da Publicidade Sergio Amado (Ogilvy), Marcos Quintela (Newcomm) e Paulo Giovanni (Leo Burnett Tailor Made). O evento foi realizado nos dias 2 e 3 de setembro.