A retomada pode ser lenta e gradual. Também pode ser mais agressiva do que se espera. Porém, uma coisa é certa: o out of home está preparado para voltar às atividades, apresentando novidades ao anunciantes. A JCDecaux, por exemplo, usou o período de isolamento social para voltar às ruas, metrôs e aeroportos.

Durante abril e maio, Heitor Pontes, diretor comercial da JCDecaux, fala que a empresa implementou dois novos produtos no metrô de São Paulo, instalou novos equipamentos no aeroporto e deu continuidade à instalação de relógios digitais em São Paulo. “Serão 50 novos relógios com duas faces full digital com tecnologia 4K de última geração até o fim de julho, que reforçam ainda mais os circuitos de alto impacto”, conta Pontes, acrescentando: “Estamos dando continuidade ao sistema de métricas de metrô, e implementando uma nova ferramenta de automação e otimização de vendas para OOH. Assim, seremos a primeira empresa a usar essa solução na América Latina, mudando a forma de comprar e planejar circuitos de OOH, baseado em dados e audiência”, conta o executivo.

Painel da JCDecaux, que durante o isolamento social trouxe mensagens de utilidade pública (Foto: Divulgação)

A JCDecaux enumera outros investimentos em tecnologia que fez neste período, como readequação da estrutura da equipe comercial que já estava em curso e passou a trabalhar no formato de key accounts, com executivos capacitados em encontrar soluções para os clientes em todas as plataformas. “Aproveitamos o período mais ‘calmo’ nos negócios para muito treinamento e capacitação das equipes para essa mudança, e, agora, temos experts em OOH prontos para oferecer produtos e soluções integradas e inteligência de dados nos dez estados em que atuamos”, diz.

A empresa também lançou uma série de webinars que permite dividir com o mercado a expertise global e, em conjunto, novos pacotes e produtos para apoiar os anunciantes atuais e também a volta das marcas às ruas. “Temos uma área no site dedicada às informações de tráfego, pacotes e benchmarks globais que auxiliam os anunciantes na tomada de decisão, pois sabemos que, nesta hora, o nosso papel é apoiar e informar o mercado”, analisa.

Heitor Pontes: “Estamos dando continuidade ao sistema de métricas de metrô, e implementando uma nova ferramenta de automação e otimização de vendas para OOH (Foto: Divulgação)

Programática
Segundo Pontes, a empresa executou ainda o seu primeiro passo para a mídia programática, com a implantação da plataforma VIOOH, que neste primeiro momento otimiza e automatiza as vendas e traz oportunidade como venda em digitais por diária, faixa horária, pois neste momento os anunciantes terão diferentes necessidades e o sistema cobrirá com eficiência estas novas demandas”, argumenta Pontes, avisando que estão otimistas com a expectativa da recuperção do setor. “Já estamos vendo pelos dados de crescimento de fluxo no metrô das linhas que operamos, hoje com mais de 2 milhões de usuários por dia, crescimento no fluxo nas ruas com a retomada do comércio de rua e shoppings, por exemplo, e também as pesquisas indicam que cerca de 50% das pessoas pretendem retomar viagens aéreas nos próximos seis meses, estes números mostram a grande vontade das pessoas em poder voltar a poder circular nas ruas, viajar, ir a lojas, shoppings, bares, restaurantes e parques, com isso acreditamos que os anunciantes virão junto e temos a responsabilidade, junto com as marcas, de ajudar a construir essa retomada da melhor forma, com segurança e responsabilidade”.

Pedro Barros, diretor comercial da Otima, fala que os planos da empresa para a retomada também giram em torno do desenvolvimento de novos produtos que, aliados aos serviços já prestados atualmente, “têm potencial de grande atratividade para o mercado publicitário”.

Painel da Otima, que acredita que havia grande necessidade de agências e clientes obterem dados de hábitos (Foto: Divulgação)

Ludhiana Brock, diretora de inovação, tecnologia, produtos & projetos especiais da Otima, conta que a companhia vem se programando no período e oferece a partir deste mês produtos focados em performance e plataforma dinâmica proprietária, “trazendo uma leitura ainda mais completa dos resultados das campanhas OOH. “Depois de um longo estudo e oito meses de trabalho do laboratório de inovação da Otima, os produtos Mobile Digital Out of Home e Wi-Fi ADS chegam para traçar a jornada do consumidor e trazer extensão de mídia para as campanhas de rua. O grande diferencial dos produtos mobile é a possibilidade da utilização da tecnologia de geofence aliada aos roteiros, uma vez que o usuário ultrapassa a cerca virtual e é impactado pela mesma campanha das faces, porém transferindo o usuário de uma plataforma offline (OOH) para outras plataformas trabalhando via mobile”, detalha Ludhiana.

Ludhiana Brock: grande diferencial tecnológico (Foto: Divulgação)

Leque
Ela explica ainda que, em termos de estratégias de marketing, o leque de possibilidades é diverso: “encaminhar usuário para troca de benefício em um ponto de venda, fomentar downloads de aplicativos, e-commerce, sites e rede socias”. “Há, também, a possibilidade de integração desses produtos com os ambientes digitais dos clientes, permitindo que, através de SDKs específicos ou pixels, a Otima ofereça um relatório com KPI’s ainda mais abrangentes, que podem ir desde o aumento de visitas em um site até quais foram os downloads de um app que foram realizados através de uma notificação de PUSH”, exemplifica a diretora.

Segundo Ludhiana, havia uma grande necessidade de as agências e clientes obterem dados de hábitos, costumes e comportamento, unindo os dados demográficos do MAPA OOH com as possibilidades dos dados dos produtos mobile. “A Otima faz esse cruzamento e levanta indicadores relevantes para a tomada de decisão, além da qualificação granular em behavior das pessoas que circulam no mobiliário, e com isso o planejamento é muito mais assertivo aumentando a performance”, declara.

Ela diz ainda que a Otima utiliza uma DMP (Data Management Platform) própria para a segmentação dos usuários a base conta com 80 milhões de pessoas já em conformidade com a LGDP. “Todos os produtos são auditados e seguem as normas internacionais de viewability da IAB e MRC”, lembra a executiva.

Pedro Barros: desenvolvimento de novos produtos (Foto: Divulgação)

Outra novidade é a plataforma de mídia dinâmica da empresa é uma tecnologia de sua propriedade que trabalha assertividade da mensagem em real time. “A possibilidade do consumo de APIs e troca do criativo em tempo real traz versatilidade para as campanhas e a possibilidade de abordar a mensagem com assertividade junto ao receptor, aumentando as oportunidades de conversão de venda”. Ela afirma que todas estas tecnologias já estão disponíveis na cartela de produtos da empresa, trazendo inovação para o formato de consumo de mídia OOH.

Código
A NEOOH também não cruzou os braços, esperando o “normal” voltar. Leonardo Chebly, CEO da NEOOH, fala que o primeiro passo visando o pós-pandemia já foi dado, com o lançamento do Código de Cultura do grupo, que reforça os princípios e as melhores práticas, além de “iniciar o modelo de trabalho Anywhere Office, que permitirá que, a partir de agora e para sempre, a equipe trabalhe de onde achar mais conveniente, seja em casa, nas sedes ou em espaços parceiros que estão sendo definidos. Chebly conta ainda que mantiveram o plano de investimento que já estava programado nos ativos de OOH.

Segundo ele, o total é de R$ 25 milhões para este ano. “E mesmo durante a quarentena conquistamos novos ativos de extrema importância estratégica para a nossa empresa: 13 terminais urbanos em São Paulo; e os terminais rodoviários de Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto e Guarujá (SP), Brasília (DF) e Campo Grande (MT), num sinal inequívoco de confiança no nosso trabalho e no setor de OOH como meio de alta eficiência e qualidade”.

Leonardo Chebly: investimento de R$ 25 milhões este ano está mantido mesmo com a crise da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Ele afirma que está pronto o planejamento e a estrutura para lançamento nos próximos meses da plataforma proprietária para venda programática de suas mídias, “além de um projeto de mudança radical e inovadora no conteúdo das telas. “Em vez de parar, aceleramos nossos passos para continuar avançando em todas as frentes do OOH”.

O executivo diz ainda que aproveitou o momento para atualizar os equipamentos e projetos. “Como destaque, concluímos a implantação de projetos DOOH (Digital Out of Home) extremamente inovadores nos Aeroportos Internacionais de Viracopos (Campinas) e Brasília, assim como estamos na fase final de implantação do projeto de DOOH no Terminal Rodoviário do Tietê, que será finalizado ainda neste mês de julho”.

Ele destaca que o OOH vinha num crescimento exponencial de relevância e investimento publicitário, ultrapassando muitas opções tradicionais e se tornando cada vez mais estratégica para as marcas. Por isso, ele diz acreditar que o setor voltará a avançar no mesmo compasso da volta da população para fora de casa. “O OOH é uma mídia consolidada e de resultados comprovados, justamente por esse motivo entendemos que a sua recuperação ocorrerá de maneira forte e saudável já ao longo deste próximo trimestre”, conclui.

Painel no Aeroporto de Confins, em Minas Gerais; NEOOH fala que, em vez de parar durante o isolamento social, acelerou o passo para avançar em todas as frentes do OOH (Foto: Divulgação)