A Shell e a Cosan anunciam a chegada ao mercado da Raízen, fruto da joint venture das duas operações no País. A empresa nasce como uma das cinco maiores do Brasil em faturamento, com valor de mercado estimado em US$ 12 bilhões e cerca de 40 mil funcionários.
Ela já surge como uma das mais competitivas na área de energia sustentável do mundo, sendo responsável por uma produção de mais de 2,2 bilhões de litros de etanol por ano para atendimento ao mercado interno e externo. Para a nova fase, foram escolhidos novos nome e marca, criada pela Ana Couto Branding & Design.
“Nascemos grandes e queremos ser ainda maiores. Queremos ser reconhecidos globalmente pela excelência no desenvolvimento, produção e comercialização de energia sustentável”, diz o presidente da Raízen Vasco Dias. Ele acrescenta que, pela dimensão de suas operações, ela contribuirá para que o etanol de cana-de-açúcar – fonte de energia sustentável, limpa e renovável – consolide-se mundialmente e fortaleça a posição do Brasil no comércio internacional de biocombustíveis.
O nome Raízen foi escolhido por significar a união de duas forças, raiz e energia. Segundo comunicado, a primeira remete à parte das plantas que extrai nutrientes e água necessários para a vida e a outra, ao fator crítico para qualquer dinâmica: para que haja vida ou movimento é preciso energia. A opção pelo nome em português reforça tratar-se de uma organização brasileira e a cor roxa da marca remete à aparência da cana-de-açúcar madura.
Como visão, a empresa espera ser reconhecida globalmente pela excelência no desenvolvimento, produção e comercialização de energia sustentável. Já a missão da Raízen será prover soluções de energia sustentável, através de tecnologia, talento e agilidade, maximizando valor para os clientes, acionistas e contribuindo para a sociedade.
Além do etanol, as atuais 23 usinas da Raízen produzem 4 milhões de toneladas de açúcar e tem 900 MW de capacidade instalada de produção de energia elétrica a partir do bagaço da cana. Na área de combustíveis, a joint venture comercializará aproximadamente 20 bilhões de litros para os segmentos de transporte e indústria.
A Raízen nasce como distribuidora de combustíveis com uma rede de cerca de 4500 postos de serviço, que incluem os postos Shell e Esso, marca que desaparecerá em 36 meses. Ela tem ainda 550 lojas de conveniência e atuação em 53 terminais de distribuição e no negócio de combustíveis de aviação em 54 aeroportos. Além disso, tem os direitos de comercialização da Shell na Iogen Energy, empresa líder mundial em biotecnologia especializada em etanol celulósico.
O processo de integração das unidades de negócios da Cosan e Shell ainda está em andamento e deverá ser concluído ainda neste semestre.
Por Teresa Levin
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