Estreante na Black Friday, a Shopee ficou em primeiro lugar no ranking com as marcas que mais se destacaram nas redes sociais e na imprensa durante a data. De acordo com a empresa de inteligência de dados Cortex, na sequência apareceram iFood e Casas Bahia (veja a lista completa abaixo).

No ranking de alcance orgânico, a Amazon assumiu a liderança que, antes, era da Magazine Luiza — atual quarta colocada. Em segundo lugar vem as lojas Americanas, seguida por Mercado Livre. Em relação à primeira colocada na lista, o especialista atribui o reconhecimento a uma estratégia ‘agressiva’ de publicidade.

Em agosto, por exemplo, a marca apostou no ator Jackie Chan para protagonizar a campanha 9.9 Super Shopping Day, que abriu a temporada de compras. No filme, Chan dança e canta fazendo movimentos de kung fu. Depois, ainda, a Shopee escolheu Larissa Manoela para a campanha de Black Friday, que cantou e dançou com mais de 20 bailarinos o jingle da marca, que tem o ritmo de ‘Super Fantástico’, do Balão Mágico.

“A Shopee teve uma estratégia agressiva de publicidade em TV aberta, tendo como porta-voz a cantora e atriz Larissa Manoela, além de ações nas redes sociais com influenciadores de diferentes clusters. Outro ponto que confere a liderança para empresa é o fato de a Shopee se destacar por ter um portfólio baseado em produtos mais acessíveis, em um momento de perda de poder de compra por conta da inflação, isso fez muita diferença”.

METODOLOGIA
Para chegar à lista final, a empresa monitorou durante dez dias menções de 2 mil influenciadores nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e YouTube) e 70 veículos de comunicação de cobertura nacional, especializada e regional.

Como metodologia, a Cortex analisou a quantidade de menções versus a qualidade da exposição, obtendo como resultado um índice de 0 a 1 – a partir disso, foi criado o Índice Cortex PR.

“Para alcançarmos nosso resultado no ranking criamos uma lista com os veículos de mídia nacionais e regionais mais relevantes, que têm maior alcance e produção de conteúdo. Para a seleção dos influenciadores, que são os principais líderes de opinião do país, seguimos com base nos critérios de relevância de seguidores e conteúdo”, explicou Bruno.