A Shutterstock, Inc. apresentou o Relatório Anual de Tendências de Cores para 2022, que identificou as três cores com crescimento de uso mais rápido. O relatório deste ano também identificou a cor de melhor desempenho que leva às maiores taxas de cliques (CTS) e conversão nas campanhas publicitárias.
“Este ano, levamos nossos insights criativos a um novo patamar com a inclusão das cores identificadas pela IA para ajudar os criativos a aumentarem o impacto de seu trabalho com segurança. Com o relatório, queremos dar a esses profissionais o conhecimento necessário para fazer escolhas calculadas e certeiras para tudo o que criarem”, afirmou Flo Lau, diretora de criação da Shutterstock.
De acordo com o estudo, os tons de verde são o esquema de cores considerado mais clicável pelos profissionais de marketing e criatividade. O verde é uma cor que é associada a saúde e é frequentemente vista em campanhas de alimentos frescos ou para divulgar esforços ambientais. Segundo os dados analisados, adicionar um toque de verde nas criações aumenta o desempenho das campanhas, o CTR e as conversões do cliente.
O Relatório de Tendências de Cores deste ano mostrou uma abordagem mais discreta e minimalista em relação aos anos anteriores. Além disso, a palavra-chave de 2022 quando o assunto é a seleção de cores é: serenidade.
“Em 2021 houve um acerto de contas com tudo de pesado que o ano trouxe. Agora, marcas e agências em todo o mundo estão adaptando suas paletas de cores para acalmar e evocar estabilidade e equilíbrio. Essas cores nos dizem que as pessoas procuram tons naturais, terrosos e calmantes”, completou Flo Lau.
Veja quais são as cores que, de acordo com a Shutterstock, irão definir a estética de 2022:
Coral Sereno (#E9967A): Um pêssego levemente desbotado
Violeta Veludo (#800080): Um tom de roxo com fundo rosa
Rosa Pacífico (#DB7093): Um rosa algodão-doce
Os especialistas em dados também decodificaram os tons favoritos de vinte países ao redor do mundo, destacando as cores que mais estão em sintonia com o gosto do público local. Do Azul-aço (#4682B4) na Suíça ao Rosa claro (# FFC0CB) no Reino Unido, México, Países Baixos e Brasil, o relatório fornece aos criativos uma visão regional sobre quais cores criarão mais impacto para suas criações em cada país.