Meagan: momento é a oportunidade única de moldar a cultura visualCom todo o mundo sintonizado no que acontece no país verde e amarelo, o Brasil deve se tornar cada vez mais influente no design global. A opinião é de Meagan Kirk Patrick, vice-presidente global de comunicações da Shutterstock, que atualmente soma mais de 30 milhões de imagens e clientes em 150 nações. O país é um dos avaliados na terceira edição do infográfico “Tendências de Design”, que reúne preferências e procuras visuais para 2014.

No caso do Brasil, padrões geométricos representam a principal tendência. “É uma opção que permite o uso de cores brilhantes e remete a uma construção moderna, além de estar diretamente relacionada à cultura brasileira: vibrante, corajosa e excitante. Dado o constante desenvolvimento econômico pelo qual passa o país, acredito que essa tendência influencie cada vez mais o design global nos próximos anos. A atenção que o Brasil vem recebendo rende aos profissionais locais uma oportunidade única de moldar a cultura visual.”

Entre os países analisados no infográfico também estão: França (imagens em preto e branco), Suécia (saúde), Japão (pinturas tradicionais florais), Estados Unidos (negócios e tecnologia) e México (família). Pelos padrões identificados, é possível traçar uma conexão com a cultura de cada região. “É importante reconhecer o papel de condições sociais, econômicas e políticas no cenário. Todo país tem acesso ao resto do mundo graças à tecnologia, mas cada um deles adapta a informação recebida à sua visão única sobre o significado das tendências”, salienta Meagan.

Em seu documento, a Shuttestock também identificou tendências comuns a todo o planeta: o uso de filtros, muito graças à popularidade do Instagram; o flat design, com interfaces simples e claras; e a preferência por imagens autênticas, com personagens e contextos da vida real. Entre os termos de pesquisa em ascensão nas buscas, com crescimento superior a 400%, estão “apetitoso”, “BYOD” (sigla para “bring your own device”), “impressão 3D” e “Gatsby”, em destaque após a versão de Baz Luhrmann para a clássica história, nos cinemas em 2013.

Para montar o infográfico, a empresa utilizou dados de mais de 350 milhões de downloads, que permitiram identificar interesse cada vez maior por vídeos populares entre os storytellers, e por temas como educação, renderização 3D, transporte e paisagens urbanas.

Copa

Meagan afirma que é difícil avaliar o volume de imagens baixadas relacionadas ao tema Copa do Mundo este ano, mas destaca que, em 2013, a procura por referências ao evento já foi bem grande. “Deve ser um dos temas mais populares de 2014, assim como no último ano.”

A executiva enfatiza que o Mundial tem inspirado muitos dos artistas colaboradores da Shutterstock, em imagens relacionadas não apenas a futebol diretamente, mas também a momentos festivos. “E, claro, clientes de todo o Brasil e ao redor do mundo estão comprando essas imagens para uso em materiais de marketing, turismo, publicações ou itens promocionais. É sua maneira de ser parte desse evento tão significativo”, finaliza.