A Shutterstock, empresa que oferece uma plataforma criativa para conteúdo, ferramentas e serviços, apresentou seu Relatório Anual de Tendências Criativas.
A nona edição do documento identifica tendências globais e locais que influenciarão a estética do design e a cultura visual em 2020. As três principais são “Os loucos anos 2020”, “Ocultura” e “Flores poderosas”.



Para Lou Weiss, CMO da Shutterstock, há a busca de significado, felicidade e oportunidade em projetos criativos, e que isso pode refletir a incerteza no clima e no ano. “A análise, baseada em dados de bilhões de pesquisas de palavras-chave feitas por profissionais de marketing, gerentes de mídia social, produtores de vídeo e designers, fornece uma visão das tendências criativas que esperamos envolver os consumidores em uma escala muito maior.”
O relatório também indica os locais favoritos em 25 países e cinco tendências em ascensão, entre elas mercado da maconha, minimalismo em preto, vida na natureza. No Brasil, a cultura pop domina as referências criativas neste ano, com destaque do pop retrô.

O documento oferece coleções selecionadas para cada uma das tendências das imagens, vídeos e músicas da Shutterstock, e inclui imagens da Offset e da Shutterstock Editorial.
O material analisa os dados coletados durante 12 meses em busca de imagens, filmagens e conteúdo musical. Os dados, combinados com a análise do painel interno de inteligência visual da Shutterstock, identificam padrões e estilos que têm potencial para se destacar.