Especializada em fornecer diferentes tipos de imagens, vídeos e músicas em alta qualidade, a Shutterstock divulgou nesta terça, 15, a oitava edição de seu relatório anual de tendências criativas.
Especialistas em conteúdo e design identificaram os principais estilos que farão parte do design e da moda durante 2019 com base em análises do crescimento dos dados de pesquisas e downloads de usuários durante o ano anterior. Os três principais tópicos destacados pelo relatório possuem um ponto em comum: todos remetem ao passado de maneira criativa.
A Cultura Zine (publicações independentes que tiveram seu boom nos anos 80 como forma de manifestação artística) é a principal delas, e as buscas pelo termo “colagem artística contemporânea” cresceu 1.376%. Padronagens típicas da década de 1980, como “correntes de ouro”, “estampas de couro de cobra”, “estampas de leopardo” e “estampas elegantes” também vêm crescendo expressivamente. Já o conceito que se tinha no passado sobre como seria o futuro, como neon brilhante, paisagens futuristas e videogames antigos devem permear o design pelos próximos meses.
A publicação evidencia também temas em ascensão relacionados a comportamento e cultura. Pesquisas referentes à sustentabilidade e diminuição do uso de plástico cresceram em média mais de 700% na plataforma, assim como avanços tecnológicos que já fazem parte do cotidiano, como e-sports e face ID, que tiveram aumento de mais de 1.500% nas buscas. O estilo Kawaii japonês, com ilustrações fofinhas, ganha relevância junto à arte indiana de pintura e impressão Kalamkari.
Ainda de acordo com a Shutterstock, de encontro com o que foi observado globalmente, a tendência que mais cresce no Brasil é o “vintage romântico”.
Por fim, a plataforma destaca ainda a “Tipografia Tentadora” como tendência para ficar de olho. Com aumento de 8.389% de buscas, o termo pode ser definido como letras personalizadas com coberturas de doces, como dounuts e glacês.
Em 2018, tendências que fizeram sucesso até mesmo em produtos e itens diversos, como as estampas de unicórnio, cactos, tons pastéis e holográfico, foram ressaltadas pelo relatório.