A Interbrand, maior consultoria de marcas do mundo, está fazendo um amplo trabalho de branding para o Sicredi, instituição financeira cooperativa. Além da nova marca que será implementada aos poucos e lançada oficialmente em 2017, o trabalho de comunicação, juntamente com a agência Morya, dá suporte ao crescimento do Sicredi. Em 2015, a instituição registrou resultado recorde de R$ 1,4 bilhão. A meta é destacar os benefícios das cooperativas financeiras não só aos associados, mas também às comunidades onde estão inseridas. “O Sicredi vai oferecer uma experiência totalmente nova aos seus associados”, explica Daniella Giavina-Bianchi, diretora geral da Interbrand.
Duas unidades de atendimento estão servindo de piloto para o projeto. Uma em São Paulo, na Avenida Paulista, e outra no Rio Grande do Sul, em Crissiumal. Os demais 1.400 pontos de atendimento deverão ser repaginados no período de dois anos.
Segundo Edson Nassar, CEO do Banco Cooperativo Sicredi, a nova marca e todo o trabalho de comunicação ao longo dos próximos meses darão suporte ao crescimento do Sicredi, que vai potencializar a imagem da instituição, destacando os benefícios das cooperativas financeiras não só aos associados, mas também às comunidades nas quais cada Cooperativa está inserida. “Nosso foco sempre será a presença nacional, com atuação regional”, comenta Nassar.
De acordo com Daniella Giavina-Bianchi, o trabalho de marca se concentrou no reposicionamento do Sicredi a partir de um novo olhar para o cooperativismo no Brasil. “A construção está sendo feita de dentro para fora, com o engajamento de todos os colaboradores e Cooperativas. Em 2017, a marca Sicredi estará pronta para oferecer uma experiência totalmente nova para seus associados”, explica a executiva. “É um trabalho bastante completo e inclui todas as disciplinas, respeitando o que é a essência do negócio que tem um modelo bem diferente. Fizemos muitas pesquisas com equipe interna e associados para tratar a estratégia de marca, reposicionar o Sicredi e a categoria de cooperativismo no Brasil que ainda não é tão conhecida. Queremos que traga luz para este modelo de negócio que hoje é bastante atraente que todos aqueles que pensam em economia colaborativa, investimentos cruzados, principalmente o público mais jovem, mais atitudinal que valoriza o crescimento em conjunto e a participação nos resultados. É um modelo muito bem vindo”, complementa.
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados e 1.400 pontos de atendimentos, em 11 estados do País.