“A vida é melhor quando é cooperativa”. Esta é a assinatura da primeira campanha institucional do Banco Cooperativo Sicredi, criada pela Morya, que visa reforçar o posicionamento de instituição financeira cooperativa, promovendo a união das pessoas para o desenvolvimento socioeconômico e o fortalecimento da economia local. Segundo Daniel Ferretti, superintendente de comunicação e marketing do Sicredi, trata-se de uma ação bem ampla e que vai durar até o final de 2013. “Investimos R$ 2,5 milhões na campanha”, diz.
Em uma segunda etapa do trabalho, que vai entrar no ar a partir de janeiro, serão apresentados os produtos e serviços financeiros. É a primeira vez que o banco irá trabalhar institucional e produto paralelamente. “E é a música ‘Eu quero apenas’, de Roberto e Erasmo Carlos, que vai amarrar toda a comunicação”, revela Ferretti, afirmando que a trilha sonora é o grande diferencial da campanha. “Com tom emocional, o trabalho mostra que a vida é melhor quando é cooperativa”, destaca.
No total são seis filmes, anúncios impressos, spots e outras peças. Segundo o sócio-diretor de criação da Morya, Fábio Bernardi, o grande insight foi ter usado a palavra “cooperativa” como adjetivo e escrita de forma manuscrita. “Encontramos um jeito de explicar a filosofia do Sicredi, que é o segredo do sucesso de captação de novos clientes. A campanha tem força porque se baseia no DNA da instituição, em uma linguagem única”, diz. A produção do filme é da Cine com direção de Felipe Mansur e áudio da Lua Nova.
A ação dá continuidade ao conceito usado desde 2011 pelo banco, que diz “Gente que coopera cresce”. Além de reforçar a marca, a campanha também apresenta o crescimento da instituição financeira cooperativa no mercado, superior a 25% ao ano. Atualmente, o Sicredi reúne mais de 2,2 milhões de associados e administra cerca de R$ 31,3 bilhões de ativos em dez estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.