Após resolver dissolução societária com o grupo WPP do qual foi sócio na Matos Grey, o publicitário Silvio Matos anuncia retorno ao mercado com o lançamento da Idealista, uma empresa de comunicação mercadológica que quer ser bem paga para desenvolver ações sob medida para marcas, produtos e serviços na era digital. Nesse caso, o idealismo é pela qualidade 360º.
Na verdade, Matos está lançando uma holding em sociedade com Flávio Maria que também vai incluir o Future Group, de marketing promocional, a Zoo.com, de produção cultural, e a Performa, de consultoria empresarial. Outras duas empresas estão sendo consultadas para possível compra. Maria agrega o Future Group ao negócio e passa a presidir a holding SM/FM, controladora dos quatro negócios. O executivo Paulo Guerchfeld, fundador da Dez Propaganda e ex-presidente da Dez Brasil, vai atuar no desenvolvimento de negócios da Idealista ao lado de Gustavo Botinno. O grupo também absorveu a estrutura do designer Hélio Rosas que vai atuar nas disciplinas de branding e design.  O diretor de criaçao digital será Silvio Bonomi. A produção, na expressão de Matos, vai viabiizar as operações e terá a direção do executivo Marcelo Malaquias.
“É um grupo multiplataforma e  que planeja estudar os novos pontos de contato digital. As mídias sociais são uma revolução e elas estão entre as nossas prioridades. Não desprezamos a mídia, mas apostamos nos projetos e na remenureção por fee. Em um País como o Brasil não dá para descartar ações de mídia, mas nosso perfil contempla um novo mercado e suas demandas específicas. O modelo que está aí vem da década de 50. Queremos misturar tudo”, afirmou Matos que assinou termo de não competição com o WPP, mas que durou o primeiro semestre deste ano. “Muita gente falou que tivemos problemas. Foi uma dissolução muito tranquila”, reforçou Matos.
Um dos primeiros trabalhos da Idealista, já em andamento, é para a distribuidora Paris Filmes e envolve o lançamento da película “Amanhecer” da saga Crepúsculo.
Matos acredita que a criação e administração de eventos proprietários é uma saída para as agências. Ele é investidor da Zoo.com que há três anos organiza no Rio de Janeiro o evento “Back to black”, que mantém em parceria com as empresárias cariocas Connie Lopes e Julia Otero. A edição de 2011 já tem garantido os patrocínios da Oi e Petrobras. “É um caminho que algumas já estão atentas, mas que exige um olhar pertinente. 
Já a Performa, em sociedade com os empresários Joel Korn (ex- Bank of America), Mark Esler (ex-Grey) e Marcelo França (ex Domino’s Pizza e Blockbuster), vai se dedicar à consultoria estratégica e identificar negócios com potencial. Um exempo foi a estruturação da ETB (Escola Técnica do Barsil). “Chegamos lá e implantamos uma governança focada em resultados e rapidamente conseguimos fazer da ETB uma marca consistente e lucrativa, antwes sem um foco definido. Não queremos fazer apenas comunicação. Com o nosso conhecimento, podemos comprar, fazer contrato de gestão e identificar oportunidades de negócios. Nesse caso nos aproximamos mais do modelo da Booz Allen & Hamilton”, disse Matos que paralelamente à Idealista vai se dedicar á produção de vinhos. Ele adquiriu 16 alqueires de terra na cidade de menzoza, na Argentina, onde está estruturando vinhedo. “Em breve teremos um vinho muito bom”, ele acrescentou.
Antes de optar por negócio próprio, Matos analisou propostas para comandar agências e empresas de outras atividades. “Estudei 17 convites, inclusive do exterior, Mas queria participar desse novo momento que não contempla apenas mídia”, finalizou.

por Paulo Macedo