CEO do festival destaca prêmios e efetividade da publicidade do país

A convite do grupo Estadão, representante oficial no mercado brasileiro há 23 anos do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, o executivo Simon Cook, CEO do evento do portfólio da Ascential, fez palestra para convidados do mercado nesta segunda-feira (9), em São Paulo, onde resumiu os pontos altos da edição número 70 da competição.

Criatividade permanece como fio condutor para as cerca de 30 áreas que abrangem as disciplinas da comunicação de marketing. E, nas palavras de Cook, continuará no centro do festival. “Sem ela a publicidade não é a mesma coisa”, ele disse, ressaltando a efetividade dos projetos inscritos pelas agências brasileiras que resultaram no Cannes Lions 2023 na melhor performance dos últimos anos, totalizando 92 Leões, sendo 2 Grand Prix, 1 Titanium Lions, 11 Ouros, 28 Pratas e 50 Bronzes.

Simon Cook, CEO do Cannes Lions, fez balanço da edição de 2023 em SP (Crédito: Paulo Macedo)

“A inspiração desse país incrível é a criatividade. Ela está presente nas agências e nos anunciantes. Isso fica claro nos prêmios que extrapolam as fronteiras do país nas fichas técnicas de campanhas vencedoras de outros países. E nos últimos três anos o Brasil tem se destacado com cases de efetividade” afirmou o CEO do festival.

A inteligência artificial, que foi um dos principais temas da agenda de 2023, é uma ferramenta que só será útil se tiver a criatividade humana por trás da estratégia. “O volume de trabalhos inscritos com algum tipo de IA foi de 73%, mas o que ficou foi s imaginação criativa que só existe porque os profissionais envolvidos tiveram como base uma ideia. Criatividade começa pela ideia que é a base de tudo “, observou Cook.