O primeiro semestre não foi muito amigável para o segmento de marketing promocional ou live marketing, como a entidade setorial, a Ampro (Associação de Marketing Promocional), está sugerindo. O empresário Marcio Franco, sócio e diretor de criação da Simple Comunicação, porém, está “otimista” com os dois últimos trimestres de 2014. Em parceria com a DPZ e a Router, sua agência está fazendo a integração da segunda etapa do projeto “Banheiros espetaculares” para a marca de papel higiênico Neve. Participam desta edição bares, baladas, lojas, pontos turísticos e até estúdios de tatuagem. “Mais do que a arquitetura dos locais”, frisa Franco, “o ponto de avaliação passou a ser a experiência que o ambiente proporciona para os usuários”. A Simple também está envolvida neste segundo semestre em projetos para Samsung, Philips, Walitta e Hasbro, por exemplo. “A Copa do Mundo concentrou a atenção dos anunciantes, mas os orçamentos adiados retornaram à agenda já a partir de julho. Estamos tendo muitas consultas, propostas para concorrências e os clientes que atendemos regularmente estão retomando iniciativas. Se o primeiro não foi dos melhores, o segundo pode recuperar investimentos”, diz Franco.
A ação de Neve é uma sacada que ativa a marca da Kimberly-Clark de uma maneira que extrapola o universo do personagem Alfredo, um dos mais ricos da publicidade brasileira, sobretudo por conseguir revestir de criatividade uma categoria de produto árida e por si só muito difícil de ser tratada pelo viés da comunicação. Alfredo foi desenvolvido pela equipe de Roberto Duailibi na DPZ há cerca de três décadas e até hoje é usado não só em comerciais, mas também em ações B2B, especialmente para o trade supermercadista. “No ano passado elegemos os melhores banheiros de restaurantes. Este ano extrapolamos para locais charmosos da cidade de São Paulo. Convidamos três trendsetters (Carrô Schamall, Lucio Ribeiro e Sabina Deweik) que fizeram a indicação dos banheiros mais espetaculares de São Paulo.” Desses, 26 foram selecionados para ir a voto popular através do mobile site da campanha desenvolvido pela Simple. Os melhores pontuados viram protagonistas de uma websérie apresentada por Chris Nicklas. Como residual, um Guia de Experiências Neve, será distribuído com exclusividade para a imprensa, relacionando as informações dos estabelecimentos participantes de 2014, com foco nas vivências que cada banheiro é capaz de proporcionar.
A Simple Comunicação é, mais uma vez, a integradora do projeto, fazendo a gestão com a agência de advertising (DPZ), da agência de digital (Router), da agência de relações públicas (Edelman) e da própria Kimberly-Clark. “Esse negócio de comunicação 360 graus não é uma causa da Simple. Gostamos de usar e abusar da nossa expertise que se concentra nos apelos de live marketing. Integrar as demais disciplinas, feitas com muita competência pelos fornecedores da Kimberly-Clark, é algo que fazemos com muito prazer.”