Brito: meta é tornar o nosso negócio cada vez mais relevante e fortalecido

 

O publicitário Geraldo de Brito foi reeleito presidente do Sinapro-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo) para o triênio 2014–2017. Roberto Tourinho permanece na vice-presidência. Completam a diretoria Antônio Donizete Dudli, no financeiro; Gianpiero Bueno da Motta, como secretário; Oswaldo Rodrigues Filho, de relações inter-associativas; Leonardo Iatauro, no planejamento e desenvolvimento; e Rino Ferrari Filho, nas relações governamentais. Saint’Clair de Vasconcelos e Ronaldo Severino são os suplentes.

A nova diretoria foi escolhida por unanimidade por representantes de agências filiadas do Estado e toma posse nesta terça-feira (12). “A grande meta é tornar o nosso negócio cada vez mais relevante e fortalecido. Nos últimos anos percebemos um certo endurecimento, principalmente na remuneração e faturamento das agências. E quando o serviço é valorizado, é possível cobrar mais. É nisso que a gente tem batalhado, juntamente com a Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda). É um trabalho permanente”, comenta Brito.

Uma das primeiras ações da gestão do órgão para este triênio é a divulgação dos resultados da 1ª Pesquisa Sinapro-SP com 350 agências de propaganda em todo o Estado, investigando aspectos do mercado. “Estamos fazendo um grande levantamento sobre como as agências estão operando neste setor, de onde vem o faturamento, para entender mais sobre a forma de remuneração. É um grande diagnóstico das agências de propaganda para fornecer um modelo sobre o mercado”, adianta o executivo.

A diretoria também pretende dar continuidade ao trabalho implementado na atual gestão, como o fortalecimento e a ampliação da representatividade da entidade; o desenvolvimento das agências de propaganda; a valorização da atividade publicitária no Estado; e o investimento na capacitação profissional através de cursos, workshops e ferramentas de pesquisa. “Queremos democratizar conhecimento para todas agências, para não haver concentração”, conta. Entre os desafios ainda estão as ações de combate às tentativas de restrição à propaganda e de defesa da autorregulamentação.

Nos últimos anos, o sindicato conquistou avanços como a implantação da área de marketing; campanhas de valorização; reformulação do site da entidade; qualificação e aprimoramento das agências por meio de conhecimento e normatização jurídica, fiscal e trabalhista; lançamento do guia “Licitações Públicas de Agências de Propaganda” para orientar agências e órgãos públicos e esclarecê-los sobre os principais aspectos da Lei 12.232/10 e sua correta aplicação nas licitações públicas; modernização da Tabela de Custos e Serviços Internos; e a publicação do livro que conta a história de 70 anos do órgão, chamado “Desafios e Conquistas das Agências de Propaganda”, entre outras atividades realizadas.

Recentemente também houve a parceria com o Ibope Media, um dos principais institutos de mensuração de dados sobre o mercado publicitário no Brasil, gerando o benefício de descontos especiais às agências filiadas – que podem chegar a até 90% – na aquisição de relatórios online de investimento publicitário e de pesquisas de audiência de Rádio e TV. Esta aquisição é válida para agências enquadradas nos grupos 1, 2 e 3 do sindicato, com receita bruta anual de até R$ 7,5 milhões. Empresas do interior e do litoral também passaram a ter acesso ao desconto, independentemente de sua receita bruta anual – desde que sejam filiadas à entidade. Os relatórios estão disponíveis em dois formatos: estratégico, que apresenta dados detalhados até os meios de comunicação em que atuaram; e tático, que aponta as informações por veículos, programas utilizados pelos anunciantes e o volume de inserções realizadas em cada meio.

O Sinapro-SP é o maior sindicato patronal do setor, representando cerca de 13 mil agências de propaganda do Estado de São Paulo. Com 70 anos de história, foi protagonista na criação da Fenapro e participou ativamente na fundação do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Também desempenhou papel decisivo na criação e promulgação de leis fundamentais para a atividade, como a Lei da Propaganda e a Lei de Licitações de Agências.