O Sinapro-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo) reuniu representantes do mercado na noite desta quinta-feira (31), no Espaço Trivento, na capital paulista, para comemorar seu aniversário de 70 anos. O evento relembrou a história da associação e da publicidade brasileira em um vídeo introdutório, com destaque para momentos como o surgimento do rádio, da TV e da mídia eletrônica. “Agradeço a Deus, em primeiro lugar, pela vida e saúde que me permite estar aqui e a todos os funcionários e diretores do Sinapro-SP, bem como representantes do sindicato em outros estados”, começou Geraldo de Brito, presidente da entidade, no discurso que abriu o momento de homenagens.
O publicitário destacou a importância da atuação mais intensa de agências e profissionais no órgão e comentou alguns dos que considera os principais desafios do meio atualmente, como a burocracia, “uma das maiores do mundo”, e as novas leis, como a relacionada à publicidade infantil, que estimula a cada dia a criatividade de seus colegas. “A participação das agências no sindicato ainda é distante. Queremos ouvir ideias e convido especialmente representantes da Grande São Paulo e do interior do estado a participar”, declarou.
Durante a festa, o Sinapro-SP apresentou oficialmente o livro “Desafios e conquistas das agências de propaganda”, de Antoninho Rossini, e chamou ao palco Humberto Mendes, vice-presidente executivo da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), que também lançou uma obra de sua autoria esta semana, a publicação “Crônicas da Propaganda”. Rapidamente, ele revelou um dos textos inclusos no projeto, provocando sorrisos e aplausos na plateia: “Eu estava no Rio de Janeiro, há muito tempo. Uma menina vendia limões galego e reclamou comigo que ninguém comprava com ela. No momento, havia uma espécie de epidemia de gripe na cidade e eu sugeri que ela começasse a oferecer as frutas como fonte de Vitamina C. Deu super certo. Ela vendeu todos os limões e me pagou com um pacote deles, porque já naquela época eu achava que não devia dar ideias de graça, como muitos ainda têm feito”. Mendes também comemorou o sucesso de seu livro, dizendo que não teve exemplares para atender a todos no lançamento. “Não mereço tudo isso”.
Ex-presidentes e diretores da associação, Hiran Castello Branco, Antônio Lino Pinto, Saint’Clair de Vasconcelos, Alex Periscinoto, Petrônio Corrêa (representado por Daniel Bruin, sócio da consultoria SPGA) e Luiz Sales receberam homenagens especiais no evento. Troféus também foram entregues a Geraldo de Brito, Helena Zoia, João Carlos Gambôa e Paulo Gomes de Oliveira Filho. “Não sou baiano, mas botou um microfone na minha frente, eu falo”, brincou Sales. “O sindicato foi, para mim, mais do que corpo e alma, portanto essa homenagem é muito singela e importante”, completou. A noite terminou com uma apresentação de stand-up comedy de Fábio Porchat.