Para Marcello, ano foi atípicoAbril é mês do dissídio salarial. O Sindicato dos Publicitários de São Paulo está em campanha salarial reivindicando reposição integral da inflação do período de abril de 2013 a março de 2014, aumento real de 7% para os publicitários e também participação nos lucros. O piso salarial pedido é de R$ 1.450,00 para capital e Grande São Paulo.

O principal argumento da classe para conseguir as mudanças é baseado no estudo do IBGE indicando que a folha de pagamento nas agências de propaganda têm um peso de 23%, bem menos do que a categoria imaginava. “Os empresários do setor argumentavam que a folha representava mais de 60% dos custos operacionais do negócio da propaganda e os dados mostram outra realidade”, conta Benedito Antonio Marcello, presidente do sindicato, acrescentando: “As empresas alegam que o maior custo é de pessoal, mas na verdade o custo da mão de obra representa 23%. Isso mostra que tem uma margem muito grande para deliberarem um aumento maior, pois a publicidade é a terceira atividade que mais fatura”, disse.

Na próxima quinta-feira (27) acontece a primeira reunião entre patrões e empregados para o início dos debates. Ainda em dezembro de 2013, o Sindicato dos Publicitários apresentou ao Sindicato das Agências uma pauta de reivindicações para análise prévia. “Este ano é atípico. Nos anos anteriores, a gente incluía uma cláusula onde a participação nos lucros era um valor igual para todos. Este ano vamos negociar empresa por empresa, pois há distorção salarial de agência para agência. Queremos uma participação nos lucros mais justa”, diz Marcello.