O Sindicato dos Publicitários do Estado de São Paulo realiza no próximo dia 16 de março o Seminário de Relações Trabalhistas. A iniciativa visa, principalmente, esclarecer profissionais da área da Recursos Humanos de agências de propaganda, empresas de Comunicação e escritórios de Contabilidade sobre direitos e deveres de trabalhadores e empresas nos processos de homologação.

“Durante os processos de homologação, principalmente, constatam-se problemas aos profissionais demitidos que tem direitos não contemplados na prestação de contas por parte do empregador. A origem desses problemas é, na maioria das vezes, do desconhecimento das empresas do acordo coletivo entre os dois sindicatos. Nosso objetivo é orientar e esclarecer dúvidas do pessoal de RH das agências, buscando evitar conflitos e confrontos entre empresas e funcionários na rescisão contratual”, afirma Benedito Antonio Marcello, presidente do Sindicato dos Publicitários de São Paulo.

Além de orientações trabalhistas – com o jurista especializado em Legislação do Trabalho, dr. José Carlos Arouca – falarão o coordenador da Comissão de Conciliação Prévia do Sindicato, Raul Mangue Gomes e o professor e cientista político Fernando Abrúcio. Este último apresentará um painel sobre as tendências econômicas e o mercado de trabalho na gestão da atual presidente Dilma Rousseff.

Segundo Benedito Marcello será um dia de muita informação importante para os profissionais de RH, agências e o próprio sindicato, anfitrião do evento. “Vamos falar também sobre o Sistema Homolognet que o Ministério do Trabalho e Emprego vai implementar este ano, com as homologações sendo feitas via Internet por sindicatos credenciados, sistema que permitirá mais rapidez e menos burocracia no acerto de contas entre ex-empregados e empresas”, disse Marcello.

O evento acontecerá no Tulip Inn Hotel, rua Apeninos, 1.070, Paraíso (próximo à estação do Metro), com início às 9h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email: claudiacamaro@gmail.com ou pelo telefone 5573-5805.