Há pouco mais de 15 dias, Nestlé e Vigor lançaram o iogurte grego no mercado brasileiro, inaugurando uma nova categoria no país. O produto, que contém mais proteínas e é bem mais cremoso – tanto que em outros países é utilizados em pratos sofisticados – , também chega com a fama de ser mais saudável.

No caso da Nestlé, o produto chega às gôndolas em cinco versões (contra dois da Vigor – natural e baunilha): Nestlé Grego Tradicional, com Frutas Vermelhas, com Cereais, com Morango e com Abacaxi. E toda estratégia de lançamento foi baseada em um profundo estudo feito pela agência Sistole — braço de BTL da colombiana Sancho/BBDO e agência líder em ativação no mercado andino —, que está há pouco menos de um ano no país.

Segundo Erico de Angelis, diretor geral da Sistole Brasil, quando a agência recebeu o briefing da Nestlé — por conta de trabalhos bem sucedidos para Chamyto e o novo Soleil —, nem fazia ideia do que se tratava o produto. “E por ser uma nova categoria não havia no Brasil um campo para estudo. Tivemos que ir até a Europa (França e Espanha) e Estados Unidos, e foi em Nova York que nos surpreendemos, ao constatar que cerca de 50% dos iogurtes presentes nas gôndolas dos supermercados eram do tipo grego. Já em Boston, encontramos sorvetes feito com os iogurtes, que já é um passo posterior”, explica.

Junto com o lançamento do produto, a Sistole foi responsável pelos materiais de PDV, endomarketing e promoções em pontos de venda em todo o Brasil, já que o lançamento é nacional. “O trabalho de endomarketing foi interessante, pois a equipe da Nestlé também não conhecia um produto similar para poder comparar com o lançamento da companhia”, ressalta de Angelis. “Nós mesmos tivemos que entender bem o que era o iogurte grego para poder iniciar o trabalho e ajudar o cliente no posicionamento do produto”, diz.

Segundo o executivo, a fase de lançamento com ações em PDV deve ir até setembro próximo. Um pouco antes a Nestlé deve lançar a campanha de mídia do produto, por meio da Giovanni+Draftfcb. “É muito bom fazer parte deste momento, que enxergamos como um upgrade da categoria de lácteos no Brasil. Temos certeza que o Nestlé Grego vem para ficar e que irá se tornar um grande sucesso de vendas”, aposta.