Em conjunto com a Seekr, empresa de monitoramento de marcas nas mídias sociais, a agência digital Cadastra lançou uma ferramenta que já está analisando as interações do internauta com a Black Friday. O site Black Friday Monitor vai monitorar, até o dia 27, o comportamento dos consumidores em relação à data, que já é considerada a mais importante do varejo eletrônico no país.
Com diversos gráficos e filtros, o site analisa as menções de várias categorias e segmentos da indústria varejista, divididas por região, redes sociais e palavras mais mencionadas, como marcas, produtos e termos mais citados. O objetivo com o projeto é auxiliar consumidores com insights de produtos de maior demanda, lojas mais procuradas e ajudar varejistas no planejamento de uma comunicação alinhada com os desejos, expectativas e anseios dos consumidores com a Black Friday.
Apenas em 2014, a Black Friday movimentou R$ 1,16 bilhão e 2,2 milhões de pedidos, com um crescimento de 51% em relação ao ano anterior, de acordo com a E-bit. Além disso, segundo ClearSale, 96% das pessoas que participaram da Black Friday em 2014 pretendem comprar novamente este ano.