Os conceitos da web 2.0 que prezam pelo conteúdo elaborado de forma colaborativa e a tendência das marcas em centralizar sua comunicação nos anseios dos consumidores estão presentes na edição 2008 do Skol Beats, evento proprietário de música eletrônica da marca de cerveja controlada pela Ambev. O festival aparece completamente reformulado neste ano e abre uma novo horizonte para as próximas edições ao ser constituído a partir da participação direta dos consumidores da marca.
O público votará para escolher local, horário, formato e os line-ups de DJs internacionais, de nacionais e de VJs, além da bandeira social que será apoiada pelo evento. A votação será feita em etapas (acompanhe abaixo) e o resultado constituirá o formato definitivo do festival a ser anunciado no dia 22 de agosto. A realização do evento está marcada para o dia 27 de setembro. Além de votarem nos formatos, o público poderá enviar conteúdos de imagens que serão aproveitados pelo organizadores para a construção dos cenários do festival e das ferramentas multimídias que serão usadas na festa.
As opções de DJs e de formatos serão levadas a votação depois de serem recolhidas dentro de um fórum de discussões aberto a partir de hoje (29), no site da Skol. Estes fóruns, que irão acontecer até o dia 16 de maio, serão moderados por profissionais envolvidos com a cena eletrônica entre eles o DJ Camilo Rocha, os jornalistas André Barcinski e Claudia Assef, a produtora Julia Petit entre outros. “Os moderadores passarão para os organizadores as pretensões do público que serão interpretadas para chegar ao formato final”, afirma o sócio-diretor da B/Ferraz, Bazinho Ferraz, responsável pelo evento.
Um exemplo como o processo deverá acontecer pode ser visto na escolha dos DJs que participarão desta edição. Do line-up internacional serão tirados 14 nomes do fórum para ser levados a votação e o público será convidado a escolher sete. No caso dos nacionais serão 10 nomes para serem escolhidos cinco. A votação poderá ser feita pela internet (no portal), através de celulares, e por cédulas depositadas em urnas em pontos-de-venda específicos da Ambev. O diretor artístico da B/Ferraz, Pablo Fantoni, destaca que os nomes mais citados no fórum de discussão não necessariamente irão para a votação do público por não haver garantias de que estarão com as agendas livres para participar do evento. “Sabemos que a agenda de DJs, principalmente dos internacionais, é complicada e podemos não conseguir trazer um nome mais citado no fórum, porém saberemos que a vertente deste DJ terá que fazer parte do evento”, afirma Fantoni.
Segundo o gerente de marketing da marca Skol, Marcel Marcondes, a idéia com todo esse movimento é descontruir o posicionamento do evento como “o maior” festival de música eletrônica da América Latina para trabalhar com “o melhor” festival do mundo. “Achamos que o melhor está relacionado em dar ao público que o que ele quer”, afirma Marcondes. “Como marca nosso objetivo é gerar a melhor experiência possível para o público”. Ele garante que o tamanho do festival não será o mesmo dos anos anteriores. Em 2006 chegou a abrigar 63 mil pessoas e no ano passado já diminuiu o número sendo dividido em dois dias de evento.
Os organizadores estão de acordo que o modelo proposto para a construção do evento é desafiador. A medida em que as conclusões do fórum forem depuradas, as providências devem logo começar a ser tomadas. Mesmo impedidos de revelar valores de investimentos, eles afirmam que a verba aplicada é maior apenas para a construção de todo o sistema de interação com o público. A participação do público não deve tornar o conceito das atrações populares demais porque os organizadores querem manter o DNA de trazer linguagens novas da cena. “Acreditamos que estes nomes que representam as tendências mais inovadoras da cena eletrônica sairão do próprio fórum”, afirma Bazinho Ferraz.
Propaganda
No que tange a comunicação, o gerente de marketing da Skol, Marcel Marcondes, afirma que a postura do evento será diferenciada este ano. A marca focará a sua comunicação convidando o público a participar do fórum de discussões através de canais como a internet e o rádio. “Faremos inserções de campanhas na TV mais para frente quando as etapas de votação forem sendo concluídas”, afirma Marcondes. A F/Nazca Saatchi & Saatchi continuará responsável pela campanha na mídia de massa. Todo o conceito de comunicação remeterá à participação do público. “A comunicação traduz o conceito de foco no consumidor”, afirma Marcondes. A nova logomarca do evento traz um dedo similar ao do Tio Sam apontado para o público como se comunicasse “A Skol quer você”.
Ruy Barata Neto
Acompanhe as etapas para a construção do festival:
Fórum Skol Beats na internet – de 29/04 até 16/05
Votação – a partir de 26/05 até 17/08 por etapas:
Escolha do line-up de Djs internacionais – de 26/05 até 08/06
Escolha dos DJs nacionais – 10/06 à 29/06
Formato (local/horário/indoor ou outdoor ou híbrido) – 22/07 à 10/08
Bandeira social que o evento deve apoiar – 12/08 à 17/08
Leia também: