Coca-Cola e Skol foram eleitas a marca mais forte e marca mais valiosa, respectivamente, no prêmio “As marcas mais valiosas do Brasil”, com resultado divulgado nesta sexta-feira (12). O ranking, produzido pela revista IstoÉ Dinheiro, da Editora Três, traz 50 marcas entre as mais valiosas – com maior valor de mercado – e 12 entre as mais fortes – com maior poder de influência entre os consumidores – e é resultado de uma pesquisa feita em parceria com as empresas BrandAnalytics, Millward Brown e o WPP Group.
Com valor de mercado de US$ 6,5 bilhões e quase 30% de participação de mercado, a Skol desbancou a Petrobras, que ocupava o topo de ranking no ano passado e caiu para a segunda posição em 2013 devido ao acúmulo de perdas verificada ao longo do ano passado. Também estão na lista das mais valiosas Bradesco, na terceira colocação, e Itaú, na quarta. Entre as mais fortes, além da Coca-Cola, que atingiu 100 pontos pela metodologia da pesquisa, estão Trident, seguida por Bohemia e por Johnny Walker.
O ranking utilizou a base de dados da BrandZ, que analisa mais de seis mil marcas ao redor do mundo, e utilizou pesquisa de mercado com consumidores conduzidas pela Millward Brown, as duas pertencentes ao WPP. Foram entrevistados mais de 12 mil brasileiros ao longo de 2012 e pesquisadas 440 marcas de 32 categorias. Destas, 50 foram selecionadas para a avaliação. O levantamento para as marcas mais valiosas considerou somente marcas brasileiras, o que significa ter operação predominantemente nacional ou sede no país, e marcas pertencentes a empresas de capital aberto. Para chegar às marcas mais fortes, a metodologia verificou o seu poder de influência e de impacto nos consumidores no momento da decisão de compra. Já as marcas mais valiosas foram definidas de acordo com uma equação que considera o valor do negócio e a participação da marca como ativo intangível, incluindo a percepção gerada para os acionistas.