A pesquisa Game Brasil 2015, realizada pela Sioux, empresa nacional especializada em games, e pela Blend New Research, que faz levantamentos na área de consumo, traçou o perfil do fã brasileiro desse tipo de jogo.
A partir de uma amostra de 909 entrevistados de 25 estados do país, mais o Distrito Federal, o estudo pontua informações importantes para os players do setor. Uma delas é o fato de que 82,8% dos jogadores usam plataformas em smartphones, ultrapassando o computador ou notebook, que em 2013 estava na liderança, com 71,3% e os consoles (56,2%).
O fator determinante dessa liderança é a mobilidade do equipamento, uma vez que 86,2% do uso para jogos acontece durante deslocamentos ou trânsito.
Além disso, a participação de mulheres continua crescendo. Em 2013, elas representavam 41% dos gamers no Brasil. Neste novo painel, já são 47,1%. A faixa etária mais representativa é de 25 a 34 anos.
Outro dado interessante é a interação entre pais e filhos com jogo digitais. Segundo a pesquisa, 90,6% afirmam que os filhos jogam algum tipo de plataforma de jogos eletrônicos. A maioria (71,2%) disse que gosta que seus filhos joguem, porém com algumas ressalvas. O controle do que está sendo baixado ou jogado é feito por 61,8% dos tutores.