O celular toca. O assunto é importante. Mas atender a ligação no trânsito pode ser fatal. Partindo desse princípio, Zuza Tupinambá e sua equipe na Kwarup desenvolveram uma campanha para a EcoRodovias para alertar que desvio da atenção ao dirigir pode transportar o usuário para as estatísticas negativas.
Cálculo da Polícia Rodoviária Federal indica que o uso de smatphones nas estradas brasileiras já rivaliza com os acidentes provocados por alcoolismo. À mesma conclusão chegou o departamento de trânsito dos Estados Unidos, que fez uma pesquisa comprovando que usar celular ao dirigir aumenta em 400% o risco de acidente, índice maior do que o álcool.
O problema foi abordado por uma campanha da Ogilvy de Pequim para a Volkswagen. Em um cinema, a plateia assiste aos trailers. Um aplicativo foi sincronizado com as imagens de um carro em movimento. No meio da projeção, os celulares tocam. Ocorre um acidente e o estrondo que vem da tela paralisa o público. A analogia proposta por Tupinambá mostra celulares danificados como se fossem carros. O objetivo é chamar a atenção para um dos principais fatores causadores de acidentes de trânsito.
“Nossa intenção foi trazer dramaticidade à campanha e ao mesmo tempo alertar para um mau hábito que está se tornando cada vez mais corriqueiro e perigoso”, afirma Tupinambá.