Com o objetivo de manter a relevância na categoria de bebidas alcoólicas, mas especificamente de vodka, a Smirnoff divulgou na manhã desta terça-feira (15) sua estratégia de comunicação – composta por três filmes publicitários mais ações de brand experience, site e redes sociais. De acordo com Eduardo Bendzius, diretor de marketing da Diageo – empresa mundial detentora da marca Smirnoff -, a nova comunicação auxiliará a Smirnoff a crescer dois dígitos em 2009. “Queremos evoluir e quebrar os padrões normais de comunicação”, disse Bendzius.
No ano passado, a linha de vodka da Diageo – que engloba também as marcas Ciroc, Ketel One Vodka e Tanqueray Sterling – teve um crescimento de 13%. Segundo a última leitura da Nielsen, entre junho e julho de
Os filmes publicitários reforçam o conceito “Be There”, criado pela JWT de Nova York. “É um conceito que tem relevância em várias partes do mundo e traduz a sensação de ‘eu estava lá’. Além disso, ele pode ser aproveitado de várias formas”, explicou Martin Montoya, diretor geral da JWT Brasil.
Todos os comerciais foram filmados no Brasil e serão exibidos, simultaneamente, em outros seis mercados: Estados Unidos, Inglaterra, Venezuela, Canadá, Austrália e Irlanda. O filme “Gas Station” está no ar desde o mês passado e foi gravado em um posto de gasolina abandonado de Campinas (SP). O segundo filme, “Foam Pool”, estreia nesta terça-feira e o “Grassy Hill”, rodado no Parque Burle Marx, vai ao ar no começo do verão.
Os comerciais foram criados pela JWT Nova York e tiveram a direção de criação de Harvey Marco e Andy Clarke; direção de arte de Blaisse Cepis; redação de Claire Morrisey; e direção de Lance Accord. A produção do filme foi realizada pela Park Pictures com o apoio da Film Planet (Brasil). A adaptação foi feita pela JWT Brasil com planejamento de mídia de Ezra Geld, Germano Spíndola e João Dabbur; e planejamento de Ken Fujioka e João Gabriel. A produção de imagem é da Digital 21 e de som da Lua Nova.
Brand Experience
Além dos filmes que serão exibidos em TV aberta e fechada, a Smirnoff promove, no próximo dia 30, o show para mil pessoas da banda escocesa Franz Ferdinand. Para este evento, a marca realiza um concurso cultural que levará 150 pessoas para assistir a apresentação musical. Dando continuidade ao brand experience, em novembro haverá
A disseminação do conceito “Be There” na internet está sendo feito pela Wunderman, que desenvolveu intervenções e peças interativas para portais como Yahoo! e MSN. No site (www.smirnoff.com.br) é possível ter acesso aos conteúdos e assistir aos filmes. Como resultado dessa estratégia, em duas semanas 350 mil internautas assistiram ao Gás Station pela web. A meta é alcançar um milhão de views até o final da campanha.
por Maria Fernanda Malozzi