O levantamento, que analisa o ROI em mídia espontânea, apontou o jornal Folha de S. Paulo como o veículo que deu maior visibilidade ao assunto
A Smirnoff conquistou a maior exposição midiática com a Parada LGBT+, com as suas ações de ativação rendendo R$ 12,3 milhões em retorno monetário. A marca foi a patrocinadora do podcast oficial da programação e recebeu destaque também na Feira Cultural da Diversidade, que antecedeu o evento.
Os dados são do IQEM-V, indicador da agência de comunicação CDN, que mensura o ROI (Retorno sobre Investimento) de exposição em mídia espontânea. A avaliação computou as publicações em meios de comunicação nacionais e especializados em propaganda e marketing desde o início de janeiro deste ano até o dia 20 de junho. No total, a Parada LGBT+ obteve retorno em exposição de R$ 57 milhões.
As outras marcas que se sobressaíram com a participação no evento foram Amstel, gerando R$ 9,9 milhões; Terra, R$ 8,8 milhões; Burger King, R$ 7 milhões, e Vivo R$ 5,4 milhões. Para efeito de comparação, o modelo comercial ofertado neste ano estava dividido em três categorias: Apresenta (R$ 3,1 milhões), Patrocínio (R$ 1,5 milhão) e Apoio (R$ 1 milhão).
Entre as principais mensagens, o destaque foi a defesa e a promoção da diversidade, com 37,2% de abordagens, acompanhada pela percepção sobre conscientização política, com 26,5%.
O jornal Folha de S. Paulo foi o veículo que deu maior visibilidade ao tema, representando 35% do total publicado, com ênfase na pauta política, em 38% do conteúdo. O Terra aparece em segundo lugar, com 30,3%, trazendo informações sobre diversidade e divulgando a programação do evento