Para o Dia das Mães deste ano, a Smirnoff propõe o conceito “Honrar o passado, brindar o presente, criar o futuro”. Alinhada ao levante feminino dos últimos anos, que questiona a idealização em torno da maternidade, a marca busca ampliar a conversa e alcançar mulheres que não têm filhos e homens que respeitam a trajetória de suas antepassadas. A ação foi criada pelo hub [ Em Branco ], escritório de relações públicas da marca.

A cantora Iza, embaixadora de Smirnoff, é quem puxa as conversas, saudando as trajetórias da mãe e da avó e as memórias em torno da família – que tem origem no bairro da Olaria, no Rio de Janeiro. A artista convoca brasileiros e brasileiras a honrar a ancestralidade e fazer um #BrindecomSmirnoff às mulheres que vieram antes.

Mariana Assis, head de marketing de Smirnoff no Brasil, comenta a estratégia. “Vivemos um contexto desafiador em nível global, de revisão de crenças e estruturas. Nada mais pertinente que encarar o Dia das Mães como um catalisador de histórias fundadas na vida real, na contramão do olhar romantizado sobre a função materna – que historicamente tanto oprime e exclui. É um ótimo momento para apostar numa abordagem mais inclusiva e convidar a grande audiência para a conversa”, diz.

Luciana Branco, à frente da [ Em Branco ], fala do trabalho da agência. “Já que nem todo mundo é mãe, mas todo mundo é filha ou filho, queremos começar uma discussão sobre o caminho que nos traz até aqui, o que hoje nos mobiliza e quais os amanhãs possíveis. Que lutas nossas mães e avós enfrentaram? Quais são as nossas atuais batalhas? Olhar pra trás, nesse caso, nos ajuda a seguir em frente com mais consciência e clareza”, conta.