Os anúncios em vídeo na internet cresceram 115% com mais de R$ 2bilhões movimentados em 2016 e previsão de avanço para esse ano, segundo o IAB. De olho nesse movimento, Simoni Boiati Castelo Branco, jornalista e empresária fundou a TakingCareof Business (TCB), há pouco mais de dois anos. Uma produtora de vídeos para branded content, redes sociais, comunicação corporativa, eventos, pesquisa jornalística e de personagens reais, roteiro, motion design, etc.

O grande diferencial da TCB em relação ao mercado está na capacidade de juntar a agilidade do jornalismo com as exigências estéticas da publicidade, além da flexibilidade do universo digital, de acordo com sua fundadora. “Sinto que existe um gap quando se fala em produção de conteúdo. Todo mundo quer fazer e os equipamentos profissionais estão cada vez mais acessíveis. Mas nem sempre uma imagem bem-feita resolve o problema do cliente. É preciso construir uma narrativa que reforce a mensagem a ser transmitida. Saber encontrar o caminho mais adequado para cada projeto depende muito da experiência do profissional de unir todos os pontos que são propostos no briefing”.

 

Experiência que Simoni adquiriu em parte do jornalismo, porque mesmo antes de fundar a TBC já fazia isso via produtoras e agências por onde trabalhou. Em 2014 ela estava no Grupo TV1, como criação e planejamento da TV1 Conteúdo. Pediu demissão para sair da zona de conforto e tentar algo novo. “Mas saí sem ter nada muito concreto nem dinheiro para investir num novo negócio. Fiquei uns seis meses me organizando até que voltei a trabalhar como roteirista freelancer. Foi quando surgiu uma oportunidade – no começo de 2015 um cliente trouxe uma demanda de uma campanha on e offline para comemorar os seus 15 anos de existência. Aproveitei a oportunidade e montei equipe para atender esta necessidade. Depois disso, surgiram outras oportunidades de produção de conteúdo. Em 2015 mesmo comecei uma parceria com o Estadão que dura até hoje” O veículo possui uma área de produção de conteúdo para marcas e empresas, o Media Lab Estadão, e muito desse material é produzido em vídeo. Segundo Simoni, foram esses projetos com o Estadão que trouxeram visibilidade e garantiram a TCB a conquista de outros clientes.

 

A produtora trabalha de acordo com as demandas, de forma colaborativa. “Cada projeto é desenhado sob medida para o cliente e junto com a equipe mais adequada ao perfil de cada job. Se não tenho o profissional dentro da TCB, busco parceiros no mercado para atender da melhor forma possível, levando em conta o budget de cada projeto”, explica a empresária que atende a clientes como Siemens, Janssen, Claro, Chamyto, Marisol, ABIMAQ e Câmara Brasil Alemanha. “Cada vez mais o vídeo ganha importância na vida das pessoas, está no celular, no desktop do computador, no tablet, out of home. Então as marcas que não souberem explorar todas as potencialidades do vídeo não serão players suficientemente fortes para suportar a concorrência que é cada vez maior”, conclui.