Esse apagão nas empresas do Facebook levou muitos de nós a pensar: e agora, José? Cadê o grupo da família? Como é que eu vou fofocar hoje? Vou fazer o que agora, que não posso “maratonar” o feed e o story? Vixe! E meus vídeos de dança? E os likes nos gatinhos dormindo? Já os clientes ligando para agência: cadê os posts de venda no Instagram? Não recebi nenhum lead hoje. Arruma aí o Instagram da empresa, não está no ar não. Vocês fizeram o que aí? E o social media bugando: cadê o gerenciador de anúncios do Facebook? E agora?! Será que consegui salvar o rascunho da campanha com o link patrocinado para o Whats-App? Como é que vou falar com os clientes? E agora?

Eu falo, ninguém me ouve: tem de diversificar a mídia. Anúncio nas redes sociais é muito legal, tem métrica, tem persona alinhada, tem também público direcionado. Mas olha: se lembra que falei para investir em rádio? Lembra que falei sobre a rede de pesquisa do Google? É, isso mesmo, aquele que te falei, que fica lá em cima quando a pessoa pesquisa as palavras-chaves. É, palavras-chaves, aquelas que têm relação com o seu negócio. Lembrou?! Pois é. Vamos pensar nestes pontos para a próxima campanha e já planejar 2022 com outras mídias?

Seguir a moda é muito bacana, mas ter personalidade, objetivos alinhados e diversificação de mídias no planejamento é fundamental para o seu negócio. Assim, a sua mensagem será propagada ao máximo, atingindo o maior número de clientes interessados no seu produto, serviço ou negócio. Existe vida fora das redes sociais, fora do digital. Apesar de a grande maioria estar na onipresença do online, eles caminham pelas ruas, andam de carro, ouvem rádio, assistem um pouco à TV, às vezes, pegam alguns panfletos e encartes de Supermercado. Funciona? Funciona! E qual a métrica? Como é que mede? Vamos lá. Aí é a hora que você e a sua equipe entram. Quando anunciamos em mídias offline, medimos no ponto de venda, com uma pequena pesquisa que deveria ser feita sempre com os clientes para coleta de dados. E como funciona isso? Funciona assim: quando o cliente chega na sua loja, o atendimento o acolhe, entende a sua necessidade, direciona o cliente para a compra do produto ou serviço que resolverá o seu problema e informa que, ao final, será realizada uma pesquisa rápida. Caso possa participar, a sua contribuição ajudará a entender e atender melhor no futuro.

Vixe! Nunca fiz isso. É, eu sei. E eu pergunto o que na pesquisa? Pergunte o nome do cliente, endereço, contato como: WhatsApp, e-mail, como encontrou a loja. Um exemplo: ouviu no rádio; viu nas redes sociais; se sim, em qual delas? Pesquisa do Google, no YouTube ou site da empresa; na TV; panfleto; outdoor; algum amigo ou parente indicou? Se o atendimento conseguiu entender e resolver o problema; e por fim, se ele indicaria a empresa para um conhecido, amigo ou parente. Já anotei tudo aqui. Amanhã mesmo eu já falo com o menino do marketing pra fazer isso. Muito bem!

Mas olha: não faz amanhã e para no outro dia, não. Informações e dados de retorno do cliente são para toda a vida da sua empresa. Servem como uma bússola apontando o norte do sucesso do seu negócio. Bem, obrigado pelo tempo. Vamos rever o planejamento de 2022 ajustando aos meios necessários de comunicação com o cliente e, em breve, nos reunimos para discutirmos. Ah: e, se precisar, me liga ou manda SMS; o celular ainda funciona na sua função primordial. Abraço!

Daniel Nunes é diretor de criação da Barcelona Comunicação (filiada ao Sinapro/BA)
(danielnunes@bcncom.com.br)