Quase nove entre 10 companhias (88%) reconhece que as mídias sociais possuem um papel importante na construção e manutenção de vantagem competitiva, mas grande parte dessas empresas possui dificuldades para traduzir a atuação em social media em ganhos comerciais, segundo um estudo da Hootsuite feito com 750 organizações de oito países.

 

O relatório “Social Business Benchmark” mostra que apenas 40% das empresas usam os dados coletados por meio das redes sociais para melhorar o seu desempenho, e 60% disseram que há um desafio em interpretar e ativar as informações adquiridas.

Cerca de 72% das empresas anunciou que o departamento responsável por planejar, executar e mensurar este canal de relacionamento está crescendo, mas apenas 64% confirmaram que a estratégia de social media está alinhada com a estratégia geral da companhia.

 

Mesmo sem terem poder sobre os dados, 84% afirmaram que social media adiciona valor ao relacionamento com o consumidor, 81% acreditaram que a atuação nas mídias sociais reflete a reputação da empresa, e 79% monitoram comunicação externa.