Socialbakers patrocinou a Social Media Week para se mostrar localmente

Independente de plataforma, redes sociais já fazem parte da vida do consumidor, e também do plano de mídia de boa parte das marcas. Mas enquanto o uso dos internautas evolui exponencialmente tanto em números totais quanto em comportamento, muitas marcas têm dificuldades em mensurar e para transformarem tráfego em insight e finalmente, em conversão.

O número de profissionais e agências de social media também cresce, bem como o investimento por parte dos anunciantes, mas muitos ainda possuem a incerteza se este esforço está resultando em alguma melhoria por parte da marca. Ferramenta de mensuração de resultados nas principais plataformas sociais, a Socialbakers aposta na educação do mercado como ferramenta para prosperar. Patrocinadora máster do Social Media Week, evento que reuniu agências e marcas na última semana, a companhia de origem tcheca visa formar profissionais melhor preparados e com isso ampliar sua presença no Brasil, que já representa 10% de seus 25 mil clientes.

Para isso, Cesar Christoforidis, diretor da Socialbakers para a América Latina, afirma que a empresa aposta em um toque local. “O Brasil é visto como uma prioridade para nós, então expandimos a nossa operação e já contamos com 10 profissionais aqui. Estamos dispostos a investir e nos ‘tropicalizar’ para termos esse toque local e ajudarmos o mercado a evoluir para a mensuração da qualidade online”, afirma.

Além de colocarem palestras estratégicas e operacionais de métricas na Social Media Week, a Socialbakers pretende acelerar o investimento em qualificação, com cursos e certificações. Ed Johnson, ex-Yahoo!, foi contratado para ser justamente o head de educação da companhia, que além de dashboards integrados também pode oferecer a consultoria como um de seus serviços agregados. “Podemos atuar em três frentes: primeiro, dar treinamentos online para agências e empresas. Aqui no Brasil, no entanto, preferem uma abordagem mais pessoal, o que nos leva a ir de encontro aos nossos clientes, solucionar dúvidas e treinar e certificar sua equipe”, conta Lukas Mainer, co-fundador da Socialbakers.

Christoforidis ressalta que o Brasil está evoluindo no segmento digital, mas que ainda existe alguma resistência dentro das companhias. “Tem muita gente que quer inovar, mas precisam convencer os seus diretores e presidentes que isso é importante. Muitos executivos preferem investir em mídia tradicional, que é o que sempre fizeram, o que sabem fazer e o que acreditam que dá retorno”, alerta.

O uso correto de dados e informações é o objetivo fundamental da empresa. “Você precisa saber como organizar e o que procurar. Para mim, é isso que vira o jogo. A companhia colocar os KPIs certos para mensurar e saber interpretar o que está sendo coletado”, encerra Lukas Mainer.